Todo início de ano é a mesma coisa. Você coloca no papel todas as suas metas que deverão ser cumpridas no prazo de 365 dias. Emagrecer, casar, carro novo, promoção no emprego ou até mesmo um novo trabalho, que tal? Mas por algum motivo maior, parece que nada sai da folha. Se você é esta pessoa, saiba que existe uma solução para virar esse jogo. O hipnoterapeuta e especialista em PNL (Programação Neurolinguística) Wanderley Santana, dá 5 dicas práticas para traçar uma meta e cumprir com êxito suas missões. Veja quais são e tenha um ótimo 2019!

 
 

O que eu quero?

O primeiro passo é definir o que você quer. “A gente se limita a traçar objetivos que achamos possíveis, mas este não é o ponto: coloque no papel o que você realmente quer”, enfatiza o especialista. Sendo assim, o ponto inicial é saber aonde você quer chegar.

 

Como vou chegar lá?

Agora, veja ao seu redor: quais as ferramentas já estão disponíveis no seu cotidiano ou na sua roda de amigos que possam ajudar você a chegar na sua meta. “Por exemplo, eu quero comprar um carro novo e tenho um amigo que é dono de concessionária. Já é uma ferramenta para facilitar o seu sonho”, comenta. Perceba o que você já tem antes de buscar uma ajuda externa. Às vezes até mesmo uma característica da sua personalidade pode contribuir para alcançar seu objetivo.

 
 
 pos11
 
 

Sempre firme e confiante

Mantenha-se motivado! Procure no seu dia a dia motivos para perceber que sim, você está chegando lá. Pode ser um elogio do chefe, dos amigos, ou até mesmo o saldo positivo na conta. Procure na sua rotina evidências para “carregar” suas baterias e não para desistir. “Senão você não presta atenção nas pequenas vitórias, comece a prestar. Manter-se motivado é a garantia de que não vai desistir do caminho”, acrescenta Wanderley.

 

Coloque prazos

Se você não tem um prazo ou uma data limite, você coloca na cabeça que pode cumprir aquela tarefa ou meta a qualquer hora. Estabeleça uma data realista. “Nossa mente é programada para economizar energia: ou seja, não fazer nada é sempre a escolha que a nossa mente faz. Por isso é preciso sempre ter um senso de urgência”.

 

Vamos agir!

Está tudo pronto e planejado? Então vamos agir! O seu corpo precisa começar a funcionar rumo a sua meta. Uma simples pesquisa no Google sobre o assunto que faz parte do seu sonho já é uma ação. “Pensar no que quer é o passo número um, agora é a hora de fazer. Qual é o próximo passo? Ligar para seu amigo que tem afinidade com o assunto? É mandar um e-mail pedindo orçamento? Comece a agir rumo ao próximo passo. A junção de todos os passos levará você para linha de chegada”, conclui.

 
 

pos22

 
 

Fotos: Divulgação