Por Letícia Zuppi
Quem tem criança em casa já conhece muito bem o canal Baby Alive For Fun, no Youtube. Lá, as bonecas da coleção Baby Alive – adoradas pelos pequenos – estão em vídeos divertidos que retratam o seu dia-a-dia, como ir para escola, fazer sua rotina da manhã, arrumar as malas para ir para a casa da vovó ou das amigas, fazer um piquenique no parque ou mesmo ir à praia. E tudo isso em grande estilo. As bonecas têm roupinhas lindas para todas as ocasiões, e até mesmo uniforme. Para compor as malas de passeios, existem os lanchinhos e todos os objetos necessários para cada ocasião. As miniaturas se destacam pela graciosidade e existem também as comidinhas de massinha, com muita criatividade. Não é à toa que o canal Baby Alive For Fun possui mais de 3 milhões de inscritos, um número extremamente representativo para a plataforma onde os vídeos são exibidos.
Quem está por trás deste sucesso é a carioca Glaucia Sioli, que começou despretensiosamente, após a sugestão de uma amiga, que tinha um canal infantil no Youtube. Diante do desemprego do marido, Glaucia viu neste conteúdo a possibilidade de melhorar a sua situação naquele momento. No Youtube desde 2013, tendo iniciado com um canal pessoal, começou a aventurar-se nesta nova empreitada. “Investi as minhas economias em uma viagem para comprar bonecas e brinquedos para começar com o Baby Alive For Fun”, conta.
Foi um ano trabalhando com afinco no canal, postando vídeos todos os dias e cativando o seu público, até que Glaucia começou a ter retorno financeiro com o canal. “É necessário dedicação e investimentos, pois no Brasil não há tanta coisa e sempre viajei para compras relacionadas à Baby Alive”, conta. A marca Hasbro, fabricante das bonecas, nunca patrocinou o canal, tendo presenteado a criadora apenas com algumas bonecas, sendo o Baby Alive For Fun totalmente independente. “Faço parcerias com lojas, que enviam roupas e acessórios para as bonecas e as divulgo”, conta Glaucia.
A dedicação é a palavra chave do trabalho de Glaucia. Ela passa o dia inteiro em seu estúdio, montado em sua casa, gravando e editando vídeos e também organizando todo os cenários e objetos que utiliza neles. Mesmo aos finais de semana e feriados, não há pausa.
Com tanto trabalho por trás das câmeras, o apoio da família foi essencial. O marido de Glaucia, a apoia e a ajuda com as tarefas domésticas, para que ela possa ter mais tempo para se dedicar ao canal. Ele também dá sugestões e faz a voz masculina de algum personagem das histórias, como do pediatra. Glaucia faz as vozes da mãe e das bonecas, utilizando um editor para diferenciá-las.
As ideias das histórias vividas pelas bonecas surgem no momento da gravação. Glaucia não trabalha com roteiro. “Penso no tema, por exemplo, arrumar as malinhas para ir para a casa da avó. Separo as roupinhas, posiciono a câmera e já começo a gravação. O tempo é curto e como as gravações são postadas diariamente, não há como ser diferente”, conta. Em épocas de festividades, Glaucia coloca no ar vídeos que tenham ligação com estes assuntos, como Dia das Crianças, Dia das Mães, início das aulas, Natal, etc.
Fora do estúdio, os vídeos externos com as bonecas são mais complexos, devido à maior dificuldade para posicionar a câmera, além do vento e do barulho, sendo que muitas vezes a filha de Glaucia a ajuda. O vídeo mais emocionante já gravado, segundo a criadora do canal, foi o de comemoração ao primeiro milhão de inscritos, com o tema de Festa Junina, com as bonecas caracterizadas, cenário e adereços típicos.
Apesar da grande quantidade de visualizações e fãs do canal, a recompensa de seu trabalho, segundo Glaucia, não vem dos números, mas sim através das mensagens que recebe das famílias. “Destaco o caso de uma mãe de criança autista que relatou que a criança não falava e passou a falar ‘mamãe’ após assistir as bonecas falando no vídeo, e também crianças de 1 ano que já falam ‘Laurinha e Felipinho’ (nomes do casal de bonecos gêmeos do canal). “Não há dinheiro que pague essa sensação de ser reconhecido pelos vídeos”, conta Glaucia, que já foi reconhecida apenas pela sua voz – enquanto comprava em uma loja – e ficou emocionada.
O feedback dos pais também foi essencial para que Glaucia aprimorasse ainda mais alguns conceitos, como as comidas e lanchinhos das bonecas nas histórias. “Nos vídeos com montagem de lancheiras, eu incluía algumas guloseimas e alguns pais sugeriram colocar opções mais saudáveis. Passei a me policiar mais sobre o conteúdo, incentivar a comer salada e as mães relataram exatamente essa mudança em casa”, conta. Além disso, Glaucia procura incentivar a educação e os bons modos. “A boneca no vídeo fala ‘por favor’, pede desculpa, agradece. Esse tipo de linguagem eu usaria com a minha filha, como se estivesse educando-a, e é essa linguagem que uso no canal”, conta.
Além do Baby Alive For Fun, Glaucia tem no Youtube o Canal DIY (Do it yourself) for Dolls – Faça Você Mesmo Para Bonecas – um tema que ela escolheu para se desestressar. “Sempre gostei de artesanato, mas não tinha tanto retorno de visualizações e também retorno financeiro com o canal. Havia o trabalho de cálculo, desenho e moldes, cortar e montar as peças, que era muito grande”, explica. Apesar de hoje preferir se dedicar ao Baby Alive For Fun – onde tenta incluir um pouco deste conteúdo – Glaucia considera que a experiência com seu outro canal foi gratificante. “Fiquei feliz em saber que as pessoas estavam produzindo as peças e vendendo, principalmente durante a pandemia, onde todos ficavam em casa, muitas vezes sem expectativa”, diz.
Para 2022 há muitos projetos para o Baby Alive For Fun. Glaucia adianta que vídeos com piscina especial e deck logo chegarão, para a alegria das bonecas e, claro, do público. De mudança para sua casa nova, Glaucia terá um novo estúdio e aposta em mudanças de cenários também para os vídeos com as Baby Alives. Uma nova fase, com novos ares, novas histórias, novas emoções e muita, muita diversão!
Vídeos do canal: www.youtube.com/babyaliveforfun
Instagram: @babyaliveforfun / @glauciasioli