
Em meio a pandemia, para deslocar-se com segurança é preciso seguir rigorosamente as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde) e dos governos.
A Quicko, Startup de Mobilidade Urbana, dá dicas sobre ir e vir que podem ser úteis. A empresa disponibiliza o Quicko App, que mantém as informações sobre ônibus, metrô, trens, táxis e outros modos de transporte, diariamente atualizadas.
Quais os meios seguros para me deslocar?
Meios de transporte que não promovam a interação direta entre as pessoas e preferencialmente que não sejam fechados. Mantendo a distância de 2m de outras pessoas, mesmo que elas não estejam com sintomas aparentes, como tosse. A bicicleta e a caminhada são as melhores opções.
Automóveis privados também são uma possibilidade. Não se esqueça de limpar as áreas em que colocamos as mãos, tanto nos automóveis quanto nas bicicletas, como volante e guidom, por exemplo.
Quais as recomendações para usar o transporte coletivo?
Procure viajar nos horários de menor movimento.
Tente sentar-se em uma área tranquila e manter uma distância de 2 metros.
Nos ônibus, procure deixar a janela aberta.
Esteja ciente das superfícies e corrimãos em que tocar e não leve a mão ao rosto (principalmente, olhos, boca e nariz) enquanto estiver viajando ou antes de fazer a higienização das mãos.
Quando tossir ou espirrar, proteja a boca com a parte interna do antebraço ou com um lenço descartável.
Para reduzir o risco, lave as mãos ou use álcool em gel 70% antes e logo depois da viagem.
Não esqueça de higienizar o seu celular.
Caso apresente sintomas de gripe ou similar; evite ao máximo meios de transporte fechados.
