Especial – Festival de Cinema de Gramado: Glória Pires é homenageada

  • 12 de agosto de 2013
  • 0
  • 28 Views
Compartilhe:

000555
 
 

O Palácio dos Festivais, tradicional palco do Festival de Cinema de Gramado – que teve início no dia 09/08 e segue até 17/08 – está com novo visual para a 41ª edição.
 
O arquiteto Bernardo de Magalhães, sócio da CRIO Arquitetura, responsável pela coordenação de cenografia do evento, explica que a concepção do novo visual foi inspirada em grandes festivais da Europa. Brises laterais cobrem o “aquário”, configurando imponência e elegância, além de proporcionar um ar de mistério para quem vê o local da rua. Também na Rua Coberta estão painéis com a identidade visual do evento. Na fachada do prédio, um telão exibe matérias, imagens de edições anteriores do evento e transmite o que acontece dentro do Palácio dos Festivais.

Ao todo são 420 profissionais de imprensa, divididos entre 138 veículos, de diversos estados do Brasil e do exterior, realizando a cobertura do festival. A transmissão oficial do evento está a cargo da TV Feevale. Este é o segundo ano consecutivo em que a emissora universitária faz a cobertura.

 
 

Abertura

 
 

A noite de abertura do 41º Festival de Cinema de Gramado, no dia 09/08, começou com a apresentação da nova trilha do evento. O músico Carlos Badia subiu ao palco com sua banda para uma apresentação da inédita composição. Com a presença do prefeito Nestor Tissot, da secretária de turismo de Gramado e coordenadora geral do evento, Rosa Helena Volk, patrocinadores, e demais autoridades, o festival começou sua programação oficial com o troféu Oscarito para a atriz Glória Pires.

 
 
13345677
 
 

A distinção, destinada a grandes intérpretes do cinema nacional, foi entregue à atriz por Lucy e Luiz Carlos Barreto. “Eles são os pais da minha carreira no cinema! Queria agradecer a curadoria por essa homenagem e ao primeiro diretor que me dirigiu, Fábio Barreto”, comentou Glória, lembrando também os outros diretores que a dirigiram ao longo de sua filmografia. “É muita emoção. Estou especialmente feliz. Por isso quero oferecer esse troféu ao meu pai”, completou.

Além do troféu Oscarito, a atriz ainda apresentou o filme de abertura “Flores Raras” (fora de competição) do qual é protagonista. Glória subiu ao palco com a equipe do longa, incluindo Lucy Barreto, produtora e grande mentora do projeto. “Quando li o livro da Elizabeth Bishop [poeta vivida por Miranda Otto no filme], logo pensei: ‘vou fazer essa adaptação. Não sei como nem onde, mas vou’. Foram 18 anos para chegar até aqui. É um sonho realizado. Por isso, digo a vocês: guardem seus sonhos e avancem. Eles nos enriquecem e nos mudam, sempre para o melhor”.

 
 
Aplicativo
 
 

O Festival de Cinema de Gramado conta, pela primeira vez, com um aplicativo disponível para Iphone. O app traz informações básicas sobre o Festival como programação geral, filmes concorrentes, informações sobre os prêmios, notícias atualizadas e compra de ingressos, e está disponível para visitantes e convidados. “A ideia deste aplicativo é a de proporcionar maior agilidade e mobilidade de informações para os visitantes do Festival”, explica Ralfe Cardoso, diretor da Um Cultural e produtor do evento.

Para acessar as informações, não é necessário estar conectado à internet, exceto para a compra de ingressos e para visualizar as notícias mais recentes. O aplicativo está disponível para download na AppleStore.

 
 

Fotos: Edison Vara/PressPhoto