Exposição sobre filmes de Spielberg está em Campinas

  • 17 de fevereiro de 2022
  • 0
  • 38 Views
Compartilhe:

O Iguatemi Campinas recebe até 13 de março a exposição “Welcome to Extraordinary”, inédita na região de Campinas, resultado de uma parceria do Grupo Iguatemi com a Universal Studios. A mostra convida a uma viagem interativa pelos filmes de Steven Spielberg, cineasta norte-americano considerado um dos maiores da história, conhecido por grandes produções do cinema moderno e por inovar a chamada Sétima Arte. A entrada é gratuita.

Com cerca de 200 metros quadrados de área, a exposição está montada na Praça de Eventos do terceiro piso do shopping e retrata as quatro grandes franquias que Steven Spielberg produziu junto com a Universal Studios: “E.T. – O Extraterrestre”, “Tubarão”, “De Volta para o Futuro” e “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros”. Além de curiosidades sobre os filmes e conteúdos interativos, o espaço conta com a ilustre presença de um boneco original do E.T. vindo diretamente dos Studios Universal dos Estados Unidos.

Os cenários exploram detalhes famosos de cada um dos clássicos e fazem com que o visitante interaja e tenha uma experiência imersiva e especial. Logo no acesso à exposição, um túnel com luzes neon e uma linda ilustração com os principais ícones dos quatro clássicos juntos recepciona os convidados.

Os horários para visitação da exposição “Welcome to Extraordinary” devem ser agendados previamente via internet, por meio do link sympla.com.br/iguatemicampinas. A mostra está aberta ao público de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 14h às 20h.

Conheça cada cenário:

De Volta para o Futuro: o primeiro cenário traz grandes curiosidades que amantes do filme logo irão lembrar. Os visitantes irão se transportar para dentro de uma das cenas mais clássicas da história do cinema, tirar uma foto e compartilhar. Trata-se do momento em que Doutor Brown observa Marty McFly viajar no tempo com o futurístico carro DeLorean e na sua “partida” ele deixa o rastro de fogo dos pneus no chão. Além disso, nas paredes relembramos a expressão utilizada por Doc, “Great Scott”, traduzida na dublagem no Brasil como Santo Deus. Também vemos o lettering “Out a time”, que faz alusão às placas do carro (DeLorean) no primeiro filme e uma réplica do painel do carro com a data da primeira viagem realizada no tempo por ele (25 de outubro de 1985).

Tubarão: o cenário recria o encontro dos personagens do filme com o temido Tubarão. Para isso, simula o fundo do mar traz a inesquecível música do filme (a simples melodia de duas notas, que faz referência ao batimento cardíaco dos tubarões, que se tornou um clássico dos filmes de suspense e ganhou um Oscar) e aos poucos faz com que o Tubarão apareça, prometendo provocar arrepios.

Jurassic Park: quem não se lembra da cena clássica em que as duas crianças se escondem dos velociraptors na cozinha e um deles aparece na janela e vemos a sua respiração no vidro? Essa cena é recriada no ambiente, junto com alguns rugidos de diferentes dinossauros do filme. Aliás, vale lembrar que no filme original, os rugidos do tiranossauro foram criados com uma combinação de sons emitidos por cachorro, pinguim, tigre, crocodilo e elefante. Ainda nesta área é possível relembrar a clássica expressão do filme “Life Finds a Way” usada pelo Dr. Malcom no filme de 1993, bem como “Clever Girl” que faz alusão ao encontro do personagem do caçador Robert Muldoon com a feroz fêmea Velociraptor.

E.T. – O Extraterrestre: uma das cenas mais queridas do filme é relembrada em uma instalação onde o E.T. está escondido na barraca de ferramentas de Elliot e é o momento em que é descoberto. A cena inesquecível do filme, em que o personagem Elliot está voando com E.T. na cesta da sua bicicleta, está presente em uma tela. Outra lembrança é a expressão “Be Good”. Os fãs do filme irão lembrar quando o Extraterrestre assiste Vila Sésamo na TV, logo aprende duas palavras em inglês “Be good” (“Seja bom”) e as repete. A famosa frase “E.T. Phone Home” também é relembrada. A fala (“ET telefone minha casa”) é pronunciada várias vezes pelo alienígena após que ele aprende a falar. E o gesto que o personagem fazia com a mão apontando o dedo indicador cuja extremidade se iluminava quando pretendia curar uma ferida ou comunicar também é lembrado.

No final da mostra, está o Hall dos Filmes, uma pequena área com ícones dos filmes vindos diretamente da Universal Studios e uma réplica do boneco E.T. sentado na sua bicicleta, uma área instagramável, onde os visitantes podem tirar fotos e marcar o momento para sempre!