Caminhão do Impostômetro reúne público em Campinas

  • 21 de agosto de 2012
  • 0
  • 35 Views
Compartilhe:

A chegada do caminhão do Impostômetro em Campinas reuniu um grande público no último dia 17/08, na Praça José Bonifácio, no Largo da Catedral, região central da cidade

No interior do caminhão, o Feirão do Imposto expôs vários produtos com a indicação dos tributos embutidos em seus preços. O Portal do Impostômetro indicava em tempo real o montante de impostos pagos no País. Desde o dia 1º de janeiro deste ano, todos os moradores de Campinas, juntos, já pagaram R$ 1,9 bilhão de impostos municipais, estaduais e federais. 
 O veículo chegou a Campinas às 9h, passou pelas principais ruas e avenidas e estacionou na praça às 11h. Depois de duas horas continuou a percorrer a cidade, até às 18h, para divulgar a alta carga tributária para a população. 
O Impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto a população do País, dos estados e dos municípios está pagando em impostos. 
A iniciativa da ação é da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com apoio, em Campinas, da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). Para Adriana Flosi, presidente ACIC e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL), a ação inédita em Campinas foi importante para conscientizar a população. “A chegada do Impostômetro na cidade mostra, de maneira prática, quanto os impostos estão presentes em nosso cotidiano. É uma forma de a população fiscalizar as autoridades quanto à destinação deste dinheiro para melhorias em setores como a saúde e a edução, por exemplo”, disse.
Para Guilherme Campos, vice-presidente da ACIC e da FACESP, a ação desperta a consciência dos cidadãos. “A população tem direito à informação”, concluiu ele. 
Além de Adriana Flosi e Guilherme Campos, a ACIC esteve representada na ação pelo economista Laerte Martins e pelo superintendente Luiz Eduardo Drouet.

Imagens: Deidiane Pereira/Divulgação