
Na noite mais animada do tapete vermelho até aqui, o baiano Othon Bastos, com 80 anos e 75 filmes na bagagem, recebeu, no dia 16/08, o Kikito de Cristal no 41º Festival de Cinema de Gramado. O festival encerra-se neste dia 17/08.
Emocionado, o ator agradeceu à curadoria e ofereceu o prêmio a todos os atores e atrizes do país. “Com o prêmio na mão, vejo o que é o ator. Sou apenas representante da classe. Dedico para todos os atores e atrizes que merecem este prêmio tanto quanto eu”, lembrou.
Othon também lembrou dos diretores que o fizeram ter uma carreira tão reconhecida e repleta de grande representações. “Em cada face desse Kikito vejo o rosto de um diretor que me dirigiu. Foram eles que fizeram possível minha carreira. É penoso e difícil, mas nada melhor do que ser ator”, disse.
Representado pelo diretor geral Paulo Mendonça, o Canal Brasil foi homenageado no dia 14/08 durante o festival, com o Troféu Eduardo Abelin. Fundado em 1998, o Canal é um grande incentivador do cinema nacional.
Depois de rever cenas da história do canal, Mendonça subiu ao palco emocionado. “Vendo esse vídeo, não sabia que tínhamos feito tanto. Mas ainda temos muito a fazer. Começamos nossas transmissões com o filme Cinema Sem Fim, de Eduardo Scorel. Essa escolha foi por identificação com a história que o canal queria ter. É uma honra e uma responsabilidade receber essa homenagem, porque é uma história que continua. O sonho continua sem fim para todos nós”, disse.