Gastronomia: Cantina Italiana – uma experiência para viver com calma

  • 21 de janeiro de 2015
  • 0
  • 37 Views
Compartilhe:

Existem coisas que não se pode fazer com pressa. Jantar numa cantina italiana, por exemplo, é uma delas. Quando elegemos uma verdadeira cantina italiana, com tradição e qualidade, precisamos apreciar e saborear os detalhes. O Lellis Trattoria, em Campinas, é um bom exemplo.

Já na entrada uma comitiva de boas-vindas acena que sua noite será diferente. O clima pitoresco que lembra a terra da bota é decorado com as cores da bandeira italiana, toalhas de mesa xadrez, um sem fim de adereços pendurados no teto e objetos antigos espalhados pela casa garimpados em antiquários. No Lellis, ainda é possível admirar as fotos das muitas celebridades, fãs da típica gastronomia napolitana servida no local.

 
 

Ambiente Lellis
 
 

Rótulos de qualidade e vinhos próprios harmonizam um cardápio farto, outra característica da cantina. A festa começa com o couvert que anuncia o que vem pela frente, mas não se empolgue, pois como dito tudo é farto, e você corre o risco de ficar saciado antes de saborear a estrela da noite que é o prato principal.

Composto por Sardela, antepasti típico da região de Murstica na Calábria, que foi adaptado da receita original substituindo-se o peixe Bianchetti pela Sardinha, azeitonas pretas e berinjela frita, servidos com pão italiano, o couvert do Lellis é uma delícia para iniciar uma noite com a família e os amigos, ou simplesmente a dois, tudo isso regado com muita alegria.

A dica é pedir também a famosa torrada de pão italiano com alho, é uma perdição. Vale ainda uma visitinha a mesa de antipasti com uma variedade seleta de ingredientes que incluem desde Presunto Parma até camarão.

 
 
www.tbfoto.com.br
LELLIS - SP/SP - 24/06/2011Foto: Tadeu Brunel
 
 

Garçons deslizam pelo salão colorido, distribuindo simpatia e acolhendo os clientes com carinho. Hora do pedido do prato e o cardápio é extenso. Dá pra viajar pelas regiões da Itália e se perder entre as muitas opções de massas, carnes e peixes. Os pratos são muito fartos, servem de 3 a 4 pessoas e saciam a fome dos mais glutões com facilidade.

Todos os dias a cozinha prepara as massas que serão utilizadas, para o cliente degustar algo fresco e saboroso. As recheadas são um capítulo à parte. Remetem a uma referência afetiva, de comida de vó, feita com ingredientes frescos e sabores inigualáveis. Só degustando algo assim para sentir a diferença da verdadeira massa italiana recheada, das muitas industrializadas encontradas por aí.

Enquanto se degusta o saboroso prato e a conversa rola solta e descontraída, os músicos da casa esquentam ainda mais a noite, tocando nas mesas, canções do velho continente. O ambiente lembra um almoço de domingo com toda a família reunida e o cheiro invade os ambientes com um aroma de ervas como manjericão e alecrim que pincela os pratos típicos regados com um bom azeite.

 
 
foto
 
 

Quando nos lembramos de olhar para o relógio, as horas passaram sem que pudéssemos sentir. Nos dias de hoje, dominados pela tecnologia, olhar nos olhos, parar para escutar e cantarolar uma boa música, degustar com calma sentindo cada tempero, é algo raro, mas que todo ser humano merece.

 
 

Um pouco de história

 
 

O sabor da tradição está sempre presente, mas com um toque de inovação para surpreender e encantar os clientes. Quem cuida do cardápio é o próprio João Lellis, que ao lado do seu filho, Fábio Lellis, a cada ano introduz de dois a três pratos novos.

Carro-chefe: As massas sem dúvida lideram os pedidos, em especial o Agnolotti Al Creme com Uvas Passas (massa recheada de nozes, ricota e espinafre com molho de creme de leite, manteiga, uvas passas e parmesão gratinado). Outro clássico da Casa é a Perna de Cabrito traseira assada com brócolis e batatas coradas.

Adega: A adega climatizada conta com espaço para 400 rótulos e é administrada pelo Sommelier Renê Cunha de Oliveira que cuida das três unidades (SP – Bela Cintra, Curitiba e Campinas). A mesma conta com uma variedade de vinhos de diferentes estilos, valores e países.

 
 

Tradição

 
 

João Lellis, neto de Italianos, fundador do Lellis Trattoria, desde 1964 dedica-se à gastronomia. Escreveu sua história pautada na arte de cozinhar, de servir e encantar todos os frequentadores e “receber bem” os amigos e clientes que frequentam sua casa.

Lellis, como ele gosta de ser chamado, iniciou sua bem sucedida carreira em 1964 quando foi admitido como faxineiro no restaurante Gigetto. Após várias promoções se tornou chef de Cozinha, exercendo neste intervalo outras funções em outras casas, como copeiro, garçom e gerente, aprendendo na prática todos os macetes da profissão.

 
 
FOTO NAMORADOS
 
 

Em 07 de julho de 1981 deu o maior passo de sua vida ao inaugurar o Lellis Trattoria, levando para o empreendimento todo o encanto das típicas trattorias napolitanas, aliado a qualidade excepcional resultante de sua grande experiência ao longo de vários anos de trabalho. A casa sempre foi um sinônimo sucesso devido ao intenso trabalho executado com muito carinho e amor.

Em 1987, o Sr. Lellis vendeu a casa da Rua Al. Campinas (SP) para um empresário que optou por continuar a usar o nome, sem preservar as características originais da rede. Por respeito aos clientes e amigos, esclarecemos que todos os vínculos com o Lellis da Rua Al. Campinas (SP) foram encerrados.

 

O Lellis Trattoria Campinas funciona todos os dias, com música italiana ao vivo de segunda a sábado, das 20h até 1 hora. Estacionamento próprio com manobrista gratuito. De segunda à sexta, a casa oferece almoço executivo com couvert, entrada, prato principal e cafezinho, ao valor de R$ 41,90 por pessoa.

 
 

Fotos: Divulgação