Festival de Cinema de Paulínia terá palestras e seminários

  • 21 de julho de 2014
  • 0
  • 30 Views
Compartilhe:

Homenagens, palestras, seminários. O 6º Paulínia Film Festival preparou uma série de eventos paralelos à sua programação de filmes. As palestras e seminários têm entrada aberta e gratuita.

Na cerimônia de abertura, neste 22/07, Jean-Thomas Bernardini recebe uma homenagem pelos 25 anos de sua distribuidora Imovision, uma das maiores no circuito de filmes de arte no Brasil. Nesse período, a Imovision lançou mais de 300 títulos nos cinemas brasileiros. É uma das maiores responsáveis pelos lançamentos de filmes franceses e filmes brasileiros de autor no mercado, e introduziu no Brasil cinematografias raras e movimentos expressivos, como o Movimento Dogma 95, o cinema iraniano e o cinema chinês. O evento será para convidados.

No encerramento, dia 27/07, o cineasta Cacá Diegues (de “Bye-Bye Brazil”, “Xica da Silva” e produtor de “5xFavela – Agora por Nós Mesmos”, vencedor do 3º Paulínia Film Festival) recebe uma homenagem pelo conjunto de sua carreira. Cacá está lançando sua autobiografia, “Vida de Cinema – Antes, Durante e Depois do Cinema Novo”, pela editora Objetiva. O evento também será para convidados.

 
 

887805-m

 
 

Três especialistas em som e efeitos especiais de Hollywood – o canadense Jack Lenz, o israelense Effi Wizen e o nicaraguense Carlos Arguello – darão palestra sobre seus trabalhos, mostrando trechos dos filmes nos quais colaboraram. As palestras acontecem no Auditório Stop Motion do Polo de Paulínia, de 24 a 26 de julho. A entrada é aberta e gratuita.

Nos seminários Roteiro em Questão, promovidos pela Autores de Cinema (AC), os roteiristas Di Moretti, Carô Ziskind e Melanie Dimantas irão analisar os roteiros dos longas brasileiros exibidos no festival no dia anterior. Os encontros acontecem de 23 a 27 de julho no Theatro Municipal Paulo Gracindo, em Paulínia. A entrada é aberta e gratuita.

 
 

Confira a programação:

 
 

PALESTRAS:

 
 

Dia 24 de julho

Horário: 15 às 17h30

Local: Auditório Stop Motion

Som e trilha, uma voz importante

Palestrante: Jack Lenz

Lenz fala do seu trabalho de som em produções como “A Paixão de Cristo”, com Mel Gibson, o novo “Deixados para Trás”, com Nicolas Cage e o documentário “Who the Bleep is Arthur Fogel”, com Madonna, U2, Sting e Lady Gaga.

 
 

1169333-m
 
 

Dia 25 de julho

Horário: 15 às 17h30

Local: Auditório Stop Motion

Hollywood e o uso de partículas

Palestrante: Effi Wizen

O termo “sistema de partículas” refere-se a uma técnica de computação gráfica que usa uma grande quantidade de pequenos pontos para criar uma simulação de algo real. Ela é usada em boa parte das grandes produções de Hollywood hoje em dia e permite criar animações como fogo, explosões, fumaça, água (como uma cachoeira) em movimento, faíscas e muitas outras.

 
 

Dia 26 de julho

Horário: 15 às 17h30

Local: Auditório Stop Motion

Famosas animações de Hollywood x Produção

Palestrante: Carlos Arguello

Arguello fala sobre o processo de produção de grandes filmes de Hollywood, como “As Crônicas de Nárnia”, “A Batalha de Riddick” e “O Legado Bourne”. Ele explica como planejar, implementar e entregar um projeto de um filme de animação, e os desafios de um trabalho longo e com diferentes equipes. Aborda, entre outros temas, a organização de recursos, estimativa de tempo, avaliação financeira, comunicação, banco de dados, concept design e storyboards.

 
 

1421109-m
 
 

SEMINÁRIOS – ROTEIRO EM QUESTÃO

 
 

Local: Sala de Ensaios – Theatro Municipal

Palestrante: Di Moretti, Carol Ziskind E Melanie Dimantas

Promovidos pela Autores de Cinema (AC), os seminários abordam a criação de roteiros, o trabalho do roteirista e a análise dos roteiros dos longas-metragens exibidos no festival.

 
 

Dia 23 de julho

Horário: 14h30 às 17h

Local: Sala de Ensaios – Theatro Municipal

Apresentação da equipe e distribuição da apostila

 
 

692067-m
 
 

Dia 24 de julho

Horário: 14h30 às 17h

Local: Sala de Ensaios – Theatro Municipal

Discussão dos roteiros dos filmes Aprendi a jogar com você, Neblina e Sinfonia da Necrópole

 
 

Dia 25 de julho

Horário: 14h30 às 17h

Local: Sala de Ensaios – Theatro Municipal

Discussão dos roteiros dos filmes Boa Sorte e Castanha

 
 

Dia 26 de julho

Horário: 14h30 às 17h

Local: Sala de Ensaios – Theatro Municipal

Discussão dos roteiros dos filmes Casa Grande e Sangue Azul

 
 

314627-m
 
 

Dia 27 de julho

Horário: 14h30 às 17h

Local: Sala de Ensaios – Theatro Municipal

Discussão dos roteiros dos filmes A História da Eternidade e Infância

 
 
 

Fotos: Divulgação