Festas de final de ano aumentam movimento do setor gastronômico em Campinas

  • 22 de novembro de 2013
  • 0
  • 21 Views
Compartilhe:

Bares e restaurantes, considerados locais deslocados e que fogem da rotina dos trabalhadores, atraem cada vez mais clientes nos dois últimos meses do ano. Para este ano, os estabelecimentos de Campinas projetam um aumento de até 20% no movimento com eventos corporativos e festas de confraternizações, que chegam a representar até 40% do faturamento anual dos bares e restaurantes. A reserva de espaços e busca por pacotes começou aquecida em novembro e deve se acentuar ainda mais nos próximos dias.

O mercado de festas de confraternizações em datas comemorativas, principalmente no final do ano, vem se aquecendo desde 2010 e as empresas aumentaram o interesse em buscar locais que oferecessem esse serviço. No Vila Paraíso Restaurante, no distrito de Joaquim Egídio, a procura está bastante aquecida. “Já temos muitas datas fechadas para este ano, inclusive em dias em que a casa não costuma abrir”, conta a Gerente de Marketing Fernanda Barreira. “Neste ano, notamos que as empresas buscam um espaço que possam adequar e personalizar seus eventos com maior tranquilidade para seus funcionários, com espaço interno, conforto e área para estacionamento”, explica ela.

 
 
Pacote de opções
 
 

Para 2013, a casa montou um pacote de opções, como almoços, café da manhã, eventos temáticos com apresentações, workshops e até atividades de Recursos Humanos, onde clientes aprendem a cozinhar e trabalhar em equipe. “Dependendo do número de pessoas, chegamos a dar 10% de desconto”, completa Fernanda. Os cardápios para os eventos são fechados, mas podem ser alterados da maneira que o cliente quiser. Há menus específicos para cafés da manhã, casamentos, happy hours, jantares e almoços.

 
 

1424727-m
 
 

O Joe & Leo´s, restaurante instalado no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, oferece pacotes com opções de cardápio para empresas e grupos. Há desde opções com entradas e bebidas liberadas até os que incluem prato principal e sobremesa. Além disso, existe a possibilidade de um pacote especial, com produtos mais sofisticados. “O cliente pode personalizar seu pacote, acrescentando ou retirando o que achar necessário”, diz o diretor da casa e diretor de Gastronomia do Convention Bureau Campinas, Carlos Américo Louredo.

Para ele, as confraternizações de 2013 devem ter um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Louredo diz que o lucro dos eventos de fim de ano cobrem os gastos com 13º salário e de premiações aos funcionários.

Na churrascaria Karinha e no Andarilho Bar e Restaurante, a expectativa de aumento de festas de confraternizações também é de 10%. “Montamos pacotes especiais para este público e o valor do pacote depende da quantidade de pratos e bebidas solicitadas pelo cliente”, diz Ley Anicézio, proprietário do Andarilho. Já Carlos Horne, do Karinha, afirma que a casa vai trabalhar com seus pratos tradicionais e que espera um aumento de público no horário do almoço, para confraternizações.

 
 
Imagem: Reprodução