Em Destaque: Artigo

  • 15 de outubro de 2011
  • 0
  • 34 Views
Compartilhe:

Dia do Professor

Desafios enfrentados pelos docentes

Um dos assuntos que mais preocupa professores e estudantes dos cursos de licenciatura é o desinteresse que os alunos dos ensinos fundamental e médio muitas vezes demonstram em sala de aula. Esse é um dos grandes desafios com que os nossos estudantes de Letras, futuros profissionais da Educação, terão de lidar.
Uma das alternativas para solucionar o problema é investir em cursos de aperfeiçoamento que ensinem a ministrar aulas interessantes e explicativas. Outra é a adoção de práticas diferenciadas, como o uso de jogos em sala de aula. Além de proporcionar um aprendizado dinâmico, divertido e focado em assuntos específicos, os jogos possibilitam ao professor aliar o aprendizado ao desenvolvimento das inteligências múltiplas, de forma que ele consiga alcançar diferentes tipos de alunos simultaneamente.
Segundo a teoria das inteligências múltiplas, proposta pelo professor Howard Gardner, do departamento de Educação da Faculdade de Harvard, nos Estados Unidos, existem sete tipos de inteligência: a linguística (habilidade da palavra escrita ou falada); a lógico-matemática (relacionada à lógica, à razão e aos números); a espacial (ligada à visão e à noção de espaço); a sinestésica (relacionada aos movimentos do corpo); a musical (sensível ao universo da música); a intrapessoal (capacidade de autoreflexão); e a interpessoal (facilidade de interação com outras pessoas).
Considerando isso, se a educação for trabalhada de uma maneira mais ampla, com metodologias e exercícios que alcancem todos os tipos de inteligência, torna-se mais fácil incluir todos no processo de aprendizagem.
Artigo escrito por Márcia Cristina Carvalho Garcia, coordenadora do curso de Letras da Faculdade Anhanguera de Sorocaba. Formada em Língua Portuguesa pela Westminster College e Polytechnic of Central London, na Inglaterra. Pós-graduada em Gramática da Língua Inglesa e Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP.

Imagem: Reprodução