Os espelhos são e sempre serão elementos clássicos na decoração. Confira dicas de Fernanda Mariotto Danelli, docente de Design Interior do Senac Campinas, sobre o assunto.
Com diferentes modelos, formatos, molduras, instalados em móveis ou paredes, com ou sem iluminação posterior, simétricos ou não, eles sempre estarão lá: refletindo, ampliando espaços e tornando seu ambiente mais elegante. Segundo Fernanda, quando bem utilizados, os espelhos são capazes de ampliar o espaço, refletir e duplicar peças interessantes, melhorando a iluminação do ambiente e gerando amplitude.
O importante é saber como usá-los em diferentes ambientes da casa. A primeira dica da docente é para o hall de entrada. “Sendo um ambiente tanto de chegada quanto de partida, é uma peça essencial para a visualização do seu look antes de sair de casa. Isso ajuda, inclusive, na autoestima”, diz.
Nesse ambiente ele deve estar instalado em um local de fácil visualização, seja em uma das paredes ou apoiado no piso, com uma grande moldura, tudo depende do estilo da casa.
Já na sala de jantar, se bem empregado, o espelho pode até duplicar o tamanho da mesa de refeições. “Nesse ambiente os painéis trabalhados em assimetria, volumetria ou bisotê – que proporcionam um acabamento especial ao espelho – substituem facilmente um quadro e ficam ótimos. Só tome cuidado para não dividir o espelho em peças muito pequenas, pois isso faz com que a sensação de amplitude fique reduzida”, completa Fernanda.
Segundo a docente, no dormitório o espelho tem sido utilizado com frequência, principalmente em painéis que rodeiam o criado-mudo, enfatizando a cabeceira. “O criado-mudo com espelho está super em alta, ele fica camuflado em meio à decoração”, afirma.
Não se pode esquecer dos banheiros, onde, segundo Fernanda, há inúmeras formas de se instalar um espelho. Tudo vai depender do estilo da casa e do gosto dos moradores. “Pode-se usar em grandes espelhos atrás dos quais a iluminação parte, em espelhos instalados nas portas de armários altos, em espelhos que vão do teto ao rodapé, ou até nos tão charmosos espelhos venezianos. Pode-se pensar ainda no uso dos espelhos inclinados acima da bancada, para que você se veja totalmente”, opina.
Tendências
Móveis revestidos com espelhos são peças muito atuais e capazes de dar elegância para qualquer ambiente. “Aparadores, mesinhas de centro ou laterais, escrivaninhas,cômodas e penteadeiras com partes ou totalmente revestidos em espelho, ou até em mesas de jantar com tampo em espelho. Se você tem um móvel antigo ou mesmo um aparador que já não tem muita graça, revista com espelho. Ele vai transformar seu ambiente com muita elegância e personalidade”, diz Fernanda.
As molduras também conferem muito charme à peça e podem ser dos estilos mais variados: laqueada, envelhecida, dourada, em madeira de demolição, moldura em espelho, enfim, pode-se usar molduras da mais simples e básica até a mais trabalhada e clássica, desde que a composição do ambiente fique harmônica. E não é preciso fazer com que a moldura combine com o restante do ambiente, o contraste também pode ser muito bem-vindo e gerar um resultado muito interessante.
Dicas da docente do Senac:
– Cuidado! Nem todo espelho dá a sensação de amplitude! É preciso estudar o formato da peça, sua composição e estudar o formato do ambiente que a receberá. Em vez de pequenos espelhos, invista em peças grandes para dar a sensação de amplitude.
– Nem toda parede pode receber espelho. Preste atenção no que seu espelho vai refletir. Não é bom refletir, por exemplo, portas de banheiro. Já a reflexão de pessoas sentadas em um sofá pode fazer com que a conversa perca o foco já que o reflexo chama a atenção. Porém, se você instalar um espelho em frente de uma janela bonita, esse espelho refletirá e trará a luz natural para o seu ambiente e ainda duplicará visualmente essa vista de que você tanto gosta.
– Cuidado com o exagero. Quando usados em excesso, tornam os espaços muito frios, tendendo ao estilo hightec.
Fotos: Reprodução