A editora de moda e jornalista Lilian Pacce estará em Campinas – no Galleria Shopping – no dia 8 de novembro, para o lançamento de seu mais novo livro, O Biquíni Made in Brazil (editora Arte Ensaio), que tem projeto gráfico de Giovanni Bianco. A sessão de autógrafos acontecerá na Livraria da Vila, no primeiro piso do shopping, das 18h às 21h30.

Apesar de ser uma invenção francesa, de 1946, o biquíni brasileiro é o grande objeto de desejo das mulheres do mundo todo – e talvez o único item do vestuário no qual o Brasil é referência de qualidade, reconhecido e admirado internacionalmente. E foi essa constatação que levou Lilian a aprofundar seus estudos sobre o tema.

Considerada uma das mais importantes profissionais de moda do mundo, Lilian se dedica à pesquisa do assunto há mais de 10 anos. O resultado é uma obra leve e bem-humorada, repleta de curiosidades e informações que, além de contar toda a trajetória da peça que completa 70 anos em 2016, valoriza a relação dos brasileiros com o traje, as mudanças de costumes e hábitos ao longo dessas décadas e pontua os principais fatos numa didática linha do tempo. Dos registros imagéticos da antiguidade, passando pela estética de nossos índios. Dos banhos de mar liberados pelo imperador à ousadia de Miriam Etz. Da moda da pele alva à febre dos bronzeadores. De Leila Diniz à supermodelo Gisele Bündchen. Do verão da tanga até a profissionalização das marcas de moda praia – tudo é mapeado pela autora.

 
 
lp33
 
 

Perpassando por eventos e personalidades marcantes como Mirian Etz, Carmen Miranda, Brigitte Bardot, Luiza Brunet, Gisele Bündchen, Carol Trentini, Ana Beatriz Barros, Carol Ribeiro, Lea T, Sabrina Sato, e muitas outras que ajudaram para a consolidação da nossa “marca” tropical, em 350 páginas, Lilian constrói uma narrativa objetiva e singular permeada por imagens icônicas que ilustram momentos históricos, como o surgimento do topless nas areias de Ipanema e o frisson causado pela invenção do modelo fio-dental. E com a participação de grandes fotógrafos, como Antonio Guerreiro, Alair Gomes, Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Cláudia Guimarães, Cláudia Jaguaribe, Claudio Edinger, Daniel Klajmic, Evandro Teixeira, Fabio Bartelt, Gui Paganini, Jacques Dequeker, Klaus Mitteldorf, Miro, Murillo Meirelles, Michael Friedel, Philippe Kliot, Rafael Pavarotti e Zee Nunes. O projeto gráfico da publicação é assinado por Giovanni Bianco, um dos mais conceituados e criativos designers da atualidade.

 
 

A autora

 
 

Lilian Pacce é apresentadora e editora-chefe do GNT Fashion, programa de moda semanal exibido pelo canal GNT, e publisher do site Lilian Pacce, portal de Moda, Beleza e Comportamento. Foi editora de moda da Folha de S. Paulo, do Jornal da Tarde e do Estado de São Paulo. É autora de diversos livros, entre os quais “Pelo Mundo da Moda – Criadores, Grifes e Modelos” (ed. Senac), “Ecobags – Moda e Meio Ambiente” (ed. Senac), “Herchcovitch; Alexandre” (ed. Cosac & Naify) e “Dicionário Adesivo para brincar, colar e pintar” (ed. Ática). Segundo o site especializado “Business of Fashion”, Lilian está entre os 500 profissionais de moda mais importantes do mundo e já ganhou dois prêmios como melhor jornalista de moda do Brasil.

 
 
lp11
 
 

O Galleria Shopping

 
 

Com sua arquitetura diferenciada, marcada por um grande vão central a céu aberto e um jardim interno de mais de 7 mil metros quadrados, o Galleria Shopping destaca-se como um dos mais sofisticados centros de compras do país. Inaugurado em outubro de 1992, foi o responsável por introduzir no país o conceito definido pelos norte-americanos como “lifestyle”, ou estilo de vida, por ser um shopping aberto (“open mall”). Possui como diferencial a integração das lojas, restaurantes, cafés e muito entretenimento, com um ambiente paisagístico que valoriza as áreas livres e arborizadas. Oferece um mix de operações diversificado, formado por lojas especializadas em moda feminina, masculina e acessórios, além de opções de gastronomia, lazer e entretenimento. Possui uma completa alameda de serviços, oferecendo conforto e comodidade para os clientes. Ampliado em 2012, possui cerca de 200 lojas, distribuídas em 33,1 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL).

 
 
 

Fotos: Divulgação