
O Bar do Marcelino, em Joaquim Egídio, participou, no último mês de setembro, do 2° Festival da Primavera de Sousas e Joaquim Egídio. Para o evento – promovido pela Adegas, associação que representa os dirigentes dos estabelecimentos de gastronomia de Sousas e Joaquim Egídio – os chefs dos restaurantes participantes elaboraram menus completos com entrada, prato principal e sobremesa por um valor único.
A escolha da casa para o menu especial foi entrada de patê de grão de bico com torradas, prato principal de abadejo na crosta de farinha especial com gergelim e ervilha de wassab, e arroz doce de sobremesa.
Como o tema desta edição do festival foi Florescer de Novos Sabores – sementes e grãos – a casa baseou suas escolhas de menu nestes ingredientes.
Através de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas, a Universidade São Francisco e os produtores locais, o Festival da Primavera de Sousas e Joaquim Egídio teve também ações focadas na sustentabilidade e educação, promovidas pela Adegas.
O Chefs no Sítio da Trilha, por exemplo, teve menu especial com “comidinhas” em versões de degustação e sobremesas, com preços entre R$ 10,00 a R$ 20,00 e a entrada foi a doação de 1 kg de alimento não perecível, encaminhado para as famílias carentes de moradores locais e que trabalham nas fazendas da região.
O Sítio da Trilha sediou ainda ações de educação ambiental, como a identificação de árvores nativas e o plantio de 200 Ipês. Ocorreu ainda uma aula de treino funcional aberta ao público, prevendo a doação de 1kg de alimento.
Já no Sítio Terra Mãe aconteceu um jantar, reunindo a comunidade e produtores locais, em que os chefs dos restaurantes apresentaram uma refeição com os produtos locais cedidos pelos produtores para a comunidade das fazendas.
Fotos: Em Destaque Na Cidade