Projeto “Estante Cidadã” é lançado em Campinas

  • 3 de novembro de 2010
  • 0
  • 29 Views
Compartilhe:
Nesta quarta, 03/11, o Mackenzie Campinas inaugura o Projeto “Estante Cidadã”, iniciativa voltada à disseminação da leitura por meio da troca de livros. Inicialmente, a atividade será direcionada apenas a alunos e funcionários da Universidade, mas a intenção é que futuramente o projeto se estenda a toda a comunidade.
Segundo Wilson Gianulo, coordenador do Curso de Direito do Mackenzie Campinas e um dos coordenadores do Projeto, a Estante Cidadã terá livros de todos os assuntos, não somente voltados aos cursos da Universidade.

A proposta é que o livro circule e que cada leitor passe seus exemplares adiante, promovendo a leitura gratuita e a democratização da cultura. “Em tempo de comunicação virtual, poder-se-ia perguntar por que o livro e não o acesso à Internet, por exemplo, está sendo incentivado. A resposta é bem simples: antes de ser um veículo, infelizmente caro para a sociedade brasileira, o livro representa o símbolo de educação, aprendizado e conhecimento”, destaca Wilson Gianulo.
A ideia surgiu baseada nos movimentos Fureur de Lire (paixão pela leitura), na França, e o Bookcrossing (troca de livros), sucesso na Espanha, onde os livros são deixados em um lugar público para que outras pessoas deles desfrutem.
A “Estante Cidadã” estará disponível no campus Mackenzie, em Campinas, a partir de hoje. Alunos e funcionários não precisam fazer nenhum cadastramento para participar. Basta retirar um livro, sem qualquer formalidade, e o substituir por outro.

Imagem: Divulgação