
A versão brasileira de Forever Young, considerada uma das mais lindas e engraçadas comédias musicais europeias, estreia no dia 17 de março em Campinas, no Teatro Iguatemi, e será apresentada de sexta a domingo até o dia 26/03.
Para contar sobre a peça, os atores Carmo Dalla Vecchia e Paula Capovilla participaram de uma coletiva de imprensa no teatro no último dia 13/03, ocasião em que falaram sobre seus personagens, preparação, caracterização e desafios apresentados pelo espetáculo.
Forever Young foi escrita pelo suíço Erik Gedeon, A versão brasileira tem supervisão artística e tradução de Henrique Benjamin e direção geral de Jarbas Homem de Mello. No elenco estão, além de Carmo e Paula, Vanessa Gerbelli, Claudio Galvan, Marcos Tumura, Marya Bravo. Miguel Briamonte se apresenta ao piano e faz a direção musical. Como stand-in, Naíma e Drayson Menezzes. A produção geral é de Henrique Benjamim e Sandro Chaim.
A trama se passa em um palco de um teatro antigo que se tornou um retiro de artistas, onde seis grandes atores representam a si mesmos no futuro, em 2050, quando estão quase centenários. Eles aproveitam a ausência da enfermeira para revelar suas verdadeiras personalidades por meio do bom e velho rock ‘n’ roll e mostram que são eternamente jovens.
Eles cantam, dançam e recordam o passado com muito senso de humor. Desta forma, a comédia musical relata não apenas o problema da exclusão social na “melhor idade”, como também aborda a velhice com muito humor e com músicas que marcaram várias gerações.
Os hits são do rock/pop mundial, sucessos entre as décadas de 50 e 90, como “I Love Rock and Roll”, “Smells Like Teen Spirit”, “I Will Survive”, “I Got You Babe”, “Roxanne”, “Rehab”, “Satisfaction”, “Sweet Dreams”, “Music”, “San Francisco”, “California Dreamin’”, “Let It Be”, “Imagine” e a emblemática “Forever Young”. O repertório nacional incluiu as canções “Eu nasci há 10 mil anos atrás”, de Raul Seixas, “Do Leme ao Pontal”, de Tim Maia, e “Valsinha”, de Chico Buarque.
Para que os personagens aparentem ter mais de 90 anos, o visagista Hugo Daniel optou por uma maquiagem composta de látex, riscos, linhas e produtos especiais que dá sensação de envelhecimento. Para não criar idosos estereotipados, Renata Mello cuidou da preparação corporal individual de cada ator, analisando as possíveis limitações do envelhecimento e como deveriam estar com 90 anos, quando as articulações estarão mais rígidas e com menos elasticidade.
Sobre o musical
Originada na Noruega e sucesso no Brasil com temporadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, a comédia musical Forever Young trata de forma bonita, poética e bem-humorada a história de seis grandes atores que representam a si mesmos no futuro num palco de um teatro que foi transformado em retiro para artistas. Apesar das dificuldades eles continuam cantando, se divertindo e amando.
A peça é uma homenagem a todos os artistas que trouxeram tanta magia para o público com a mensagem de que a juventude é eterna e que a vida não para, apenas muda a frequência das ações.
Personagens
Vanessa (Vanessa Gerbelli) foi uma grande diva do teatro em sua juventude. É casada com Claudio, sofre com o Alzheimer e é a mais meiga e terna do retiro. Carmo (Carmo Dalla Vecchia) é um ex-ator, viúvo, solitário e romântico. Adora rock ‘n’ roll, é divertido e tem um ótimo humor. Encontra no retiro os parceiros que enfrentam as mesmas situações que ele.
Claudio (Claudio Galvan) é ex-mágico, equilibrista, performer, sapateador, enfim, um artista multifacetado. É casado e apaixonado por Vanessa, a quem conheceu em uma fila durante uma audição. Tumura (Marcos Tumura) é um homem de poucas palavras e, apesar de mal-humorado, tem um ótimo coração. O personagem, além de hippie, foi ator e roqueiro.
Paula (Paula Capovilla) foi uma atriz ativista na juventude. É desbocada e foi adepta do lema “Sexo, Drogas e Rock ‘n’ roll”. Para ela, “bom dia” é um dos piores palavrões que existem. A enfermeira (Marya Bravo) cuida de seus grandes ídolos, se diverte, canta para eles e zela por todos. Às vezes, no entanto, eles a tiram do sério. O pianista (Miguel Briamonte) reside no asilo e contracena com os demais por olhares e gestos.
Para Carmo Dalla Vecchia é um desafio estar neste espetáculo, mas ao mesmo tempo o ator encarou a novidade com determinação e segurança, mesmo este sendo seu primeiro musical. “Nunca vivi esta experiência. Já tinha feito aula de canto, mas não tinha esta vivência e bagagem de musicais que o restante do elenco tem. Mas me senti abraçado pelos demais atores e acreditei que poderia fazer”, conta.
O maior desafio para o ator foi cantar em coro. “Pensei que o mais difícil seriam meus números solos, mas as vozes distribuídas no coro, onde cada ator entra com uma abertura de voz diferente, para mim foi o mais complicado no início”, lembra. Como o personagem de Carmo toca guitarra, o ator testou novamente seus limites ao buscar aulas do instrumento para melhor interpretar suas cenas com ele e surpreendeu a equipe. “Me senti desafiado e feliz. É bom ter metas e desafios que nos impulsionam a conquistar algo”, diz.
O cenário, o palco de um teatro transformado em asilo, possui mais de 150 objetos, entre fixos e de uso dos atores, que os auxiliam a contar suas histórias. Cada personagem tem uma peculiaridade. O painel de fundo traz posters de peças de vários atores nacionais e do elenco do espetáculo. A proposta é homenagear os artistas que fizeram e fazem parte da história do teatro brasileiro.
A ambientação tem poltronas Bergère, do período de Luís XV, com assento em forma de coração. O aparador, as luminárias, as mesas de centro em estilo “art nouveau” remetem a móveis excêntricos e requintados, desgastados pelo tempo, assim como seus personagens.
Entre os objetos inusitados está uma guitarra Flying V, de 1958, com seu visual arrojado e som poderoso, usada por ícones como Jimi Hendrix. Destacam-se em cena o relógio de carrilhão, as bengalas articuladas, as luminárias de tulipa, os vasos, urnas e flores desbotadas e licoreiras.
O espetáculo promete agradar ao público de todas as idades. “Atingimos não apenas o público adulto e os idosos, mas também as crianças. É um espetáculo simples, que leva à reflexão de que o idoso é o legado de nossas famílias. É como se a peça dissesse: abra os olhos para os idosos, há muita vida e anseios ali, e não o que se imagina, que o idoso deva ficar quietinho, isolado no cantinho dele”, diz Paula Capovilla.
O espetáculo acontece às sextas e aos sábados às 21h e aos domingos às 19h. A produção é da Brain + Teatro GT.
Os ingressos custam R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia entrada), no Setor 1, R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia entrada), no Setor 2. Vendas na bilheteria do Teatro Iguatemi (3º piso do Shopping Iguatemi Campinas), de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 12h às 20h, ou pela internet (www.ingressorapido.com.br). Bilheteria do Teatro: 3294-3166 (segunda a sábado das 10h às 22h | domingo das 12h às 20h)
Regras para Meia-Entrada:
Estudantes (Com Cartão da Instituição Educacional com data de validade ou Boleto – Atestado de Matricula do mês vigente)
Idosos e Terceira Idade (Cartão de Aposentado ou RG para maiores de 60 anos)
Professores Rede Pública (Holerite ou Documento que comprove)
Regras Promocionais:
CLUBE GT – Os sócios do Clube GT tem 50% de desconto mediante cartão.
Clientes Oba Hortifrúti – 50% de desconto nos ingressos. Para garantir esse benefício, é necessária a apresentação do cupom fiscal com o valor mínimo de R$ 30,00, que deve ter sido emitido no máximo 30 dias antes da data do espetáculo escolhido. As compras deverão ser realizadas nas lojas Oba Hortifrúti de Campinas.
Sobre a Brain+:
Depois de conquistar diferencial em sua área, a Brain + – que nasceu Brainstorming Entretenimento – comemora sete anos e movimenta o setor da economia criativa no Brasil, a partir de São Paulo e Rio de Janeiro, com a operação consolidada de dois teatros: Theatro Net Rio e Theatro Net São Paulo.
Conduzindo diretamente todos os seus negócios, Fred Reder comemora cada crescimento e novas conquistas profissionais. Ainda este ano, sua empresa tem a expectativa de crescer cada vez mais nesse mercado de entretenimento cultural, com a abertura de novos teatros.
Em paralelo aos gerenciamentos das casas, a Brain+ traz ainda em seu catálogo a produção de espetáculos que são sucesso de público e crítica. Tango, Bolero e Cha Cha Cha; O Pacto das 3 Meninas; Romeu e Julieta; e Avenida Q são alguns deles. Além dos mais recentes: Constellation, O Musical e Ou Tudo Ou Nada. Também estão em cartaz: Qualquer Gato Vira-Lata Tem a Vida Sexual Mais Sadia Que a Nossa e E Aí, Comeu?; O Impecável; e O Último Lutador – Ringue da Vida. Estão em produção 60 – Doc Musical, sobre a Jovem Guarda e a década de 1960, com Wanderléa como protagonista; O Sonho de Alice, com músicas de Roberto Carlos; e Parque Patati Patatá e Sorrir e Brincar, com Patati Patatá, em parceria com a Rinaldi Produções.
Em 2016, a TeatroGT comemorou 10 anos e já pode ser considerada uma das maiores produtoras de entretenimento cultural do país; A produtora que começou na cidade de Indaiatuba, fundada pelos empreendedores Graça Mota e Thonny Piassa, foi ganhando os palcos da região de Campinas aos poucos, chegando a turnês bem-sucedidas por todo brasil. Em 2013, a produtora se transforma na Teatro dos Grandes Talentos (Teatrogt), com a chegada de Douglas Nascimento para sociedade, trazendo mais crescimento ainda. A partir disso, passa a produzir grandes musicais, antes vistos somente em São Paulo.
Mais de 500 mil espectadores, mais de 50 cidades do interior de São Paulo e outras 40 cidades pelo país tiveram uma produção assinada pelo trio GT. Atualmente, representa mais de 100 diferentes espetáculos e mantém parceria com as principais produtoras executivas do Brasil.
Comprometida em produzir uma agenda diversificada para todos os públicos e gostos, soma mais de 150 diferentes atrações por ano. Site: www.teatrogt.com.br.
Fotos: Em Destaque Na Cidade e divulgação