Kathia Vieira lança livros infantis que atendem crianças com visão plena e com deficiência visual em Valinhos

  • 3 de novembro de 2012
  • 0
  • 25 Views
Compartilhe:
Pequenino e esperto, assim como as crianças, o beija-flor é o personagem central de dois livros – O Ninho do Beija-Flor e O Beija-Flor Flor – da autora Kathia Vieira, que lança suas obras no próximo dia 07/11, a partir das 14h, no Instituto Esperança, em Valinhos. 

 Nos livros, os valores das relações interpessoais e intrapessoais, como o respeito, a amizade, a tolerância e a perseverança, são transmitidos aos jovens de forma lúdica. As obras foram concebidas a fim de facilitar a inclusão social, atendendo, em um mesmo exemplar, crianças de 4 a 7 anos, de visão plena e com deficiência visual. 
Com ilustrações de Alexandre Filiage, os livros foram editorados com padrões específicos de tipo e tamanho das letras para facilitar a leitura por crianças de baixa visão. Como parte do projeto, 500 exemplares de cada título tiveram, também, os textos transcritos em braille. 

 Dos 6 mil exemplares produzidos no projeto (3 mil de cada título), 2,5 mil serão destinados a Valinhos, sendo 1.810 distribuídos no evento de lançamento e 690 doados ao Instituto Esperança.

As secretarias de Cultura e Educação do município receberão parte dos títulos para equipar salas de leitura e bibliotecas da cidade. Outros 2,5 mil exemplares estão destinados a cidade de Cubatão e 1.000 unidades com textos transcritos em braille serão doados para a Pró Visão – Sociedade Campineira de Atendimento ao Deficiente Visual. “O projeto tem como objetivo incentivar a leitura qualquer que seja o público. Nunca teremos um mundo com igualdade de oportunidades se não facilitarmos o acesso à cultura e, principalmente, à leitura”, explica a autora Kathia Vieira. 

Durante o lançamento dos livros em Valinhos, a escritora fará uma sessão de contação de histórias, apresentando o universo que o beija-flor percorre nos dois títulos. Em O Beija-Flor Flor, o passarinho desenvolve um relacionamento de ternura com uma flor, nascendo entre os dois uma grande amizade. Já em O Ninho do Beija-flor, a história narra a procura de um lugar especial para a construção do ninho. 
Supervisora pedagógica do Instituto Esperança, Kathia Vieira é autora de vários livros infantis. É no convívio diário com as crianças que surgem as ideias para seus suas histórias. “No caso desses dois novos livros, acredito que, se não houver espaço para as crianças trabalharem ou entenderem a afetividade que carregam, perderemos a oportunidade de formar um adulto capaz de criar pontes entre as pessoas, de participar efetivamente de uma sociedade mais humana e afetuosa”, diz.
Imagens: Divulgação