Itu Casa Decor 2013 tem espaço gastronômico comandado pelo Giovannetti

  • 25 de abril de 2013
  • 0
  • 28 Views
Compartilhe:
O Grupo Giovannetti participa pelo quarto ano consecutivo do Itu Casa Decor, mostra de decoração que segue até 9 de junho. Em uma área de 70 m², o Espaço Giovannetti, planejado e executado pelos arquitetos Flávio Jancowski e Sérgio Dias, funciona integrado ao Espaço Festa.

Para a mostra, o Giovannetti elaborou um cardápio especial com bebidas variadas além do chope cremoso e das caipiroskas. Estão presentes as porções e sanduíches mais famosos da tradicional rede de choperias de Campinas, entre eles o irresistível e já clássico Psicodélico, o Casal 20, o Sharpp, o Moleza e o Mercadão, a mais recente criação da marca, cujo recheio é composto por mortadela chapeada, gorgonzola, provolone e rúcula.
Entre as porções estão Milionário (quibe), Portuga (bolinho de bacalhau), Rolha (croquete) e Envelope (pastel). Para o preparo das delícias, a cozinha está abastecida com broiler (grelha), fritadeiras, chapas e demais equipamentos.

Decoração

O conceito do ambiente surgiu da necessidade de solucionar o problema do pé direito muito baixo encontrado no espaço original. “A solução que encontramos foi a retirada de todo paralelepípedo que havia no piso, e substituição por um revestimento de 3mm de espessura. Com isso, ganhamos de 15 a 20cm de altura”, explica Jancowski.
A decisão de retirar o piso original levou os arquitetos a pensar numa solução para o descarte do material retirado. E foi daí que surgiu a ideia de aproveitar as pedras para construir o balcão. “Assim, não deixamos de lado a questão da sustentabilidade e redução de resíduos em obras, e ainda aproveitamos toda a areia que havia abaixo deles”, acrescentou.
“O trabalho foi muito intenso tendo em vista que as pedras são grandes e muito pesadas. Com tudo isso surgiu o conceito do espaço, algo como uma taverna do século 21”, afirma o arquiteto. O profissional explica que a ideia foi valorizar os elementos naturais aplicados no ambiente (mármore, granito, madeira). “Quisemos também, com o forro de gesso cinza, causar a sensação de “soltar” a estrutura original do telhado pintando o madeiramento de preto. O amarelo dos nichos de gesso veio para dar um ar contemporâneo ao projeto e proporcionar o contraste com o clássico do mármore”, acrescenta ele.
 A iluminação é suave para dar mais aconchego ao ambiente. Um dos destaques está nos pontos de luz aplicados por trás do mármore translúcido, uma solução simples e elegante e que mostra a versatilidade do mármore. Os leds na cor âmbar instalados no piso dão um toque final nos balcões.
A tecnologia tampouco podia ficar de fora. Um sistema de som controlado por um tablet está disponível para os visitantes escolherem a música que querem ouvir numa versão hi-tech das saudosas Jukebox. O espaço é completado por mesas quadradas em ferro e madeira. Na área do balcão, algumas banquetas altas oferecem mais uma opção de acomodação. Uma mesa baixa e banquinhos devem chamar a atenção dos visitantes. Esculpida em madeira, é obra de um artista plástico da cidade famoso por trabalhar só com madeira de descarte. A clássica chopeira de gelo, marca registrada das casas do Grupo Giovannetti, completa o ambiente do salão.
A mostra ocorre de quarta a sábado, das 14 às 22 horas, e domingos e feriados, das 14 às 20 horas. O endereço é Avenida Belo Horizonte, 570, bairro Brasil, em Itu.
Espaço do Giovannetti na mostra de 2012
Fotos: Divulgação