Franco Junior: do lápis aos pincéis

  • 8 de setembro de 2014
  • 0
  • 33 Views
Compartilhe:

Por Letícia Zuppi

 
 

Franco Junior, que hoje é um dos maquiadores mais procurados para eventos, produções de moda para revistas, desfiles e publicidade, embora muitos não saibam, teve seu início profissional baseado em esboços, riscos e medidas.

A profissão de Franco era a de desenhista, que ele seguiu por 7 anos. Seu interesse por maquiagem surgiu ao perceber o prazer que sentia ao maquiar pessoas da família, como a mãe e a tia. “Minha mãe era muito vaidosa”, conta.

Sua técnica na época – de maquiar com os dedos – fez com que a mãe o incentivasse a se profissionalizar e a aprender a maquiar com pincéis. “Chegou um momento em que tive que optar entre a carreira de desenhista e a de maquiador. E então comecei a fazer cursos, um deles no Senac e adquiri experiências no exterior, como no Make Up Forever, em Barcelona, de maquiagem para caracterização”, conta Franco.

Com atendimento à domicílio e também passagem por diversos salões de beleza de Campinas, Franco foi conquistando as clientes, que desde então o querem à frente de suas produções de beleza.

 
 

fj1
 
 

O passar dos anos trouxe novas possibilidades de maquiagem e novos produtos. Para Franco, hoje a maquiagem é mais do que um complemento do visual. “A maquiagem é um tratamento de beleza. Há produtos com filtro solar, colágeno… Os produtos estão mais completos, alguns com consistência mais fina e mais cobertura, se opondo às bases muito oleosas de antes”, diz.

O passo a passo para a boa maquiagem tem início com uma pele bem limpa e a aplicação do primer, um silicone protetor que uniformiza a pele. Na sequência vem o corretivo, para marcas do rosto e olheiras e, em seguida, a base. Uma aposta recente da maquiagem é o pó mineral. “Ele substitui o pó compacto e dá acabamento à maquiagem”, explica Franco. A sombra, o lápis de olho, a máscara de cílios e o iluminador completam o visual.

 
 

fj7
 
 

Embora a maquiagem deva-se adaptar-se ao horário do dia, sendo recomendado ousar mais à noite, os cílios postiços não seguem esta regra. “Os cílios postiços podem ser usados durante o dia, pois existe uma variedade muito grande. Há os que são bem sutis, podendo ser usados em qualquer momento e causando um ótimo efeito”, diz.

E para os homens – que também podem usar maquiagem – Franco aposta nos hidratantes com cor, no pó mineral e também em limpezas de pele regulares.

Uma boa maquiagem conta pontos no visual e está estreitamente ligada à moda, não fugindo das tendências da estação. Franco ressalta que o verão terá cores vibrantes. “O amarelo é a chamada do verão. A estação também aposta no dourado, no acobreado e em muito brilho e ‘cintilância’”, diz.

Para se estar bem produzido, o segredo é apostar em um rosto bem trabalhado. E isto para qualquer ocasião. “É preciso não apenas estar bem vestida, mas com uma boa maquiagem, compondo o seu cartão de visitas”, diz o maquiador. Já quando se está em casa, vale permitir que a pele descanse. “Nestes momentos recomendo apenas o hidratante, para deixar a pele respirar e recompor-se”, indica Franco.

 
 

dsc049133
 
 

As crescentes tecnologias presentes em tantos meios visuais, como fotografia e vídeo, também tiveram impacto na maquiagem e suas técnicas. Apresentadores de televisão agora têm seu visual mais exposto devido à HD – High Definition – Alta Definição. Franco, que já trabalhou no canal Band, atuou justamente adequando as imagens de diversos profissionais ao vídeo. “Houve uma pesquisa de tom de pele de cada um para uma boa maquiagem, um melhor resultado no vídeo. A nova tecnologia capta a imagem com maior riqueza de detalhes”, explica.

Para se obter uma maquiagem de qualidade, a dica de Franco tanto para mulheres como para homens é “cuidar da pele, hidratar, usar filtro solar e submeter-se a limpezas de pele”, recomenda.

 
 

Fazendo o bem

 
 

Além de ser reconhecido pelo talento e profissionalismo em maquiagem, Franco Junior também é presença constante em eventos solidários e, há alguns anos, decidiu fazer de seus aniversários ocasiões com cunho beneficente.

 
 

fj11
 
 

fj13
 
 

Em 2012, o maquiador realizou seu aniversário na Catedral do Chopp em Campinas, tendo como atrações o Grupo Sem Tempo e Mila Curti, reunindo 200 pessoas e beneficiando o projeto Orelhinhas.

Os aniversários de 2013 e 2014 beneficiaram o Centro Corsini – referência nacional e internacional no atendimento, prevenção e tratamento da Aids – e foram realizados respectivamente no restaurante Prime Italian e no espaço Vert eventos, em Sousas. O segundo evento contou com a presença da atriz Priscila Marinho, sorteio de joias e outros prêmios e reuniu 230 convidados. A terceira ocasião contou com pocket show de Flash Mob, coordenado pela Cia Juliana Omati e reuniu 250 pessoas.

 
 

Contatos Franco Junior:
 
 
F: (19) 99790-1883 / 99600-1883
 
E-mail: francomaq@yahoo.com.br
 
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Franco-J%C3%BAnior-1-dos-/115769048472367

 
 

Fotos: Fotógrafo Camargo e arquivo pessoal Franco Junior