Moda: Com as bençãos de Iemanjá

  • 22 de abril de 2023
  • 0
  • 101 Visualizações
Compartilhe:

Letícia Zuppi

 

A empresária Vitória Vitorelli é sinônimo de determinação, persistência e criatividade. Quem a vê na Odoyá, boutique tropical localizada na área da expansão do Iguatemi Campinas, conhece a Vitória tímida, mas que deixa a timidez de lado para falar sobre a sua marca autoral, com um enorme brilho nos olhos. “Geralmente não gosto de me apresentar como a proprietária quando uma cliente entra na loja, mas gosto de conversar, porque aqui o meu objetivo é, antes de tudo, fazer amigos”, conta Vitória.

Aos clientes, ela frequentemente apresenta a história por trás de cada peça da sua coleção e aposta no atendimento humanizado. “Eu vendo auto estima, auto-conhecimento. Quero que a cliente encontre o que ela realmente busca, aquilo que fica bem para ela”, diz.

Esta filosofia de vida de Vitória, de se ater à essência das relações pessoais e aos diferenciais de cada cliente, é o que faz a marca Odoyá ser o sucesso que é hoje. Mas o caminho até aqui foi longo. Tudo começou com a formação de Vitória em 2010 e a parceria com uma costureira, para quem ela levava as suas criações para serem confeccionadas. Assim começaram as vendas. “Fui formando a minha clientela pouco a pouco”, lembra a empresária. A sua caminhada passou por altos e baixos. “Tive lojas dentro de alguns salões de beleza e em um deles eu havia acabado de montar a loja e o salão fechou no dia seguinte”, relembra.

 

Divulgação

 

As surpresas de Iemanjá

Os obstáculos fizeram Vitória deixar seu sonho da marca autoral temporariamente de lado e se dedicar ao trabalho com uma marca já existente. Porém as suas clientes cobravam a sua volta. “Neste momento, pensei se eu deveria persistir ou desistir. Pedi à Iemanjá, sempre muito presente na minha vida, que se fosse para dar certo, que tudo fluísse como o mar”, conta.

E tudo começou a fluir. Vitória passou a participar da Feirinha Chic – que reuniu estilistas, designers e artistas – no Galleria Shopping, em Campinas, onde pôde atender suas clientes antigas e fazer muitas novas. “Foi um sucesso”, relembra. Quando o centro de compras a convidou para abrir a sua própria loja, Vitória já sabia como ela se chamaria. “Odoyá. Saudação à Iemanjá”, define.

A inauguração aconteceu próximo à data do Natal e foi uma emoção só! Após alguns anos da loja no Galleria Shopping, Vitória foi conhecer um espaço no Iguatemi Campinas para uma possível futura boutique. E foi amor à primeira vista. “Eu amei a loja. A parede, a cor, o piso…era tudo como eu imaginava”, relembra.

Contando com o apoio do pai, João Paulo e da mãe, Darclei, a percepção de ter alcançado o que sempre almejou foi emocionante. “Não me esqueço da sensação gostosa de subir a escada rolante e ver a minha loja de fora”, conta Vitória.

 

Divulgação

 

Novos ciclos

Com o tempo, o ciclo da loja do Galleria Shopping foi encerrado e a Odoyá passou a ter seu endereço apenas no Iguatemi Campinas. Assim, uma nova fase profissional se abria para a atual estudante de Economia, que além do apoio dos pais em sua trajetória, teve a felicidade de manter viva na loja as lembranças da avó, Maria, falecida em 2009. “Sempre quis ter na loja um tapete de sisal rústico, mas elegante. E assim o encontrei e o comprei. Quando minha irmã veio conhecer a Odoyá, me contou que o tapete que eu havia escolhido era igual ao tapete da casa da nossa avó, onde nós gostávamos de dormir quando pequenas”, relembra.

 A avó Maria, que Vitória sempre considerou uma mulher muito forte e inspiradora, é homenageada através da t-shirt “Maria”. “É a peça que mais vende, a mais querida pelas clientes”, conta Vitória.

Criações

Para cada peça criada, Vitória busca um nome que gere identificação, como a regata Regina, que ela relacionou ao universo da realeza e o macacão Mika, com gola japonesa, que faz referência aos orientais. “Gosto me inspirar nas pessoas do meu convívio e identificar que traços combinam com as peças”, diz.

 

Em Destaque

 

Coleções

A marca Odoyá traz peças autorais que têm como inspiração o Brasil e a sua cultura. “A coleção ‘Raízes’ foi inspirada no Cordão do Bola Preta, que é um dos blocos de carnaval que acompanho há muitos anos. A coleção ‘Carimbó’ faz referência às danças típicas do Brasil, com muito colorido e saias longas. Já a coleção ‘Champanhe e Água Benta’ é a nossa coleção tradicional de Ano Novo, com roupas brancas, trazendo peças como vestidos e saias longos”, conta. A coleção “Amar”, criada no pós-pandemia, trouxe novidades focadas nas relações afetivas. “Toda semana havia uma mini coleção representando um sentimento, como carinho, paixão e chamego”, conta Vitória.

A estilista participa de cada etapa da confecção e venda das peças da sua marca. “Não trabalho sozinha e valorizo cada profissional que trabalha comigo, desde os fornecedores, passando pelas costureiras, até chegar nas vendedoras, que têm que ter o espírito da marca”, diz.

 

Divulgação

 

Matéria-prima

A Odoyá trabalha com tecido de fibra natural, ou que pouco agrida a natureza, refletindo a sua preocupação ecológica. A marca destina os retalhos de tecidos que sobram da confecção, para quem pode fazer bom uso deles. “Uma parte segue para artesãs que fazem tapetes, outra parte para igrejas ou fundações que trabalham com o fuxico e outra parte segue para uma ONG que faz caminhas para gatos e cachorros resgatados”, conta Vitória.

A consciência ecológica também está presente nas sacolas da loja e na não emissão de notas fiscais. “Usamos na loja a sacola de algodão e também de papelão reutilizado e enviamos as notas por e-mail”, conta. As embalagens do e-commerce para envio de compras também vêm de fornecedores com essa preocupação ambiental.

Além das roupas, a Odoyá comercializa maxi acessórios, com pedras brasileiras. “São peças que trazem muita personalidade, uma acrescentando à outra”, conta.

E assim a Odoyá segue a sua jornada, sempre banhada pelas afortunadas águas de Iemanjá!

 

Divulgação

 

E-commerce Odoyá: https://odoyaboutiquetropical.commercesuite.com.br/macacao
Instagram: https://www.instagram.com/odoyaboutique/
Facebook: https://www.facebook.com/odoyaboutique/

Whatsapp loja: (19) 99502-5304