“Food Truck nas Estrelas” une astronomia e gastronomia no Observatório

  • 7 de julho de 2015
  • 0
  • 27 Views
Compartilhe:

Astronomia e gastronomia estarão unidas no Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”, em Joaquim Egídio, com o festival “Food Truck nas Estrelas”. O encontro de astros e sabores começa no dia 9 de julho, das 17h às 22h30, com o “Safári Astronômico”.

O festival segue no dias 12, 17, 19 e 31 de julho. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura de Campinas em conjunto com a Associação de Comerciantes de Comida de Rua de Campinas.

 Esta será a primeira vez que o Observatório promove uma ação onde a culinária tem papel de destaque. Na primeira noite, o tema “Safári Astronômico” será desenvolvido pelo astrônomo Júlio Lobo, que levará os visitantes a uma jornada pelas estrelas e contará curiosidades e lendas acerca da Constelação do Cruzeiro do Sul. Nessa constelação, poderão ser observadas, a olho nu e pelos telescópios, as estrelas Alfa Crucis e Ruby Crucis – uma maravilhosa estrela vermelha no fim da vida – , e o aglomerado ‘Caixinha de Joias’.

A ideia é unir os visitantes em torno dos universos da astronomia e da gastronomia, para contemplar os mistérios e a beleza do céu ao mesmo tempo em que sacia o apetite. “Imagino nossos ancestrais, há milhares de anos, ao redor de uma fogueira para aquecer os corpos e os alimentos, enquanto observavam milhares de pontinhos da noite estrelada..O que será que pensavam?. A ideia é recriar momentos como esse, de maneira mais moderna, mas, certamente, com o sentimento de pequenez diante do imenso cosmo”, reflete o astrônomo Julio Lobo.

 
 
cruzeiro-do-sul
 
 


Cardápio para o frio

 
 

Para aquecer o paladar, o cardápio gastronômico traz lanches, massas, caldos e doces. O “Porquetta Grill” serve dois deliciosos sanduíches: o Porquetta Sanduich, que vem recheado de lombo, costelinha e panceta à pururuca, no pão com alface, rúcula e azeite, e o Pulled Pork, com pernil cozido e desfiado com molho barbecue e cebolete no azeite e tomate. Ambos servidos no pão bola com patê de alho.

O “Pasta di Via” leva duas opções de massas e duas de caldo, oferecendo nhoque de batatas, raviolinni recheado com damasco e amêndoas com molho de tomate e especiarias e os caldos verde e de canjiquinha com costelinha de porco.

Para beber, chope artesanal da “Cervejaria Landel”, vinho, vinho quente, quentão, refrigerante e água. A sobremesa será da “Doçuras da Bike” que serve fondue de chocolate com frutas. Os pratos custarão entre R$ 8,00 e R$ 20,00. O pagamento poderá ser feito em dinheiro, cheque ou cartão, dependendo de cada expositor.

 
 

Lua-cheia
 
 

Vale lembrar que no Observatório Municipal “Jean Nicolini” a temperatura fica cerca de 5 graus mais baixa do que na região central da cidade. Portanto, é preciso ir bem agasalhado.

 
 

Confira a programação para o mês de julho no Observatório:

 
 

9 de julho: Safári Astronômico, das 17h às 22h30
12 de julho: Noite das Estrelas, das 17h às 21h
17 de julho: Safári Astronômico, das 17h às 22h30
19 de julho: Noite do telescópio, das 17h às 21h
31 de julho: Blue moon, das 17h às 22h30

 
 

Informações: (19) 3298-6566
 
A observação no telescópio estará sujeita às condições climáticas. Em caso de chuva, o evento será adiado.

 
 

Fotos: Reprodução