Feverestival acontece em fevereiro

  • 28 de janeiro de 2014
  • 0
  • 33 Views
Compartilhe:

Depois de dois anos ausente, o Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas – retorna a cidade com mais fôlego e inovação, realizando a sua décima edição.

Sem perder o vínculo com o distrito de Barão Geraldo, que deu origem ao evento, a nova edição será descentralizada, com intervenções urbanas e espetáculos em vários pontos de Campinas.

 
 

1002322x
 
 

De 14 a 28 de fevereiro, o público poderá participar de um vasto leque de atividades. Serão mais de 30 atrações, entre espetáculos e atividades formativas, que irão priorizar o diálogo com o público e o intercâmbio artístico.

O retorno do Feverestival será anunciado por uma “invasão artística” em vários pontos da cidade, como no Festival no Terminal Rodoviário, Aeroporto Viracopos, Terminal Central, Terminal Ouro Verde, Terminal Padre Anchieta e Terminal Barão Geraldo.

Durante a maratona artística, o público irá conferir oficinas nacionais e internacionais, espetáculos de rua, espetáculos infantis, espetáculos Internacionais, espetáculos de renomados grupos da cidade, espetáculos de grupos nacionais convidados, cabaré de variedades, clownferência (grande encontro de palhaços).

A programação de espetáculos da décima edição será divulgada no próximo dia 29 de janeiro, às 20h, com uma festa de lançamento com muita música na Casa São Jorge, em Barão Geraldo.

O Feverestival conta com parcerias com a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas, SESC São Paulo, British Council, Périplo Produções, Sindicato dos Químicos de Campinas, CIS Guanabara, Unicamp, além do apoio dos grupos teatrais e artistas de Barão Geraldo e de outras regiões do Brasil e do mundo.

 
 

Oficinas
 
 

Duas oficinas internacionais, com inscrições abertas pelo site www.feverestival.com.br, dão o ponta pé inicial às atividades do X Feverestival: “Teatro Físico e Visual”, com o diretor John Mowat (Inglaterra); “O Corpo, instrumento sensível da palavra”, com o griot Toumani Koyuaté (Burkina Faso). O Feverestival ministra ainda o curso “Iluminação Cênica – Técnica e Criação”, com o especialista Eduardo Albergaria, também com inscrições abertas.

 
 

Teatro Físico e Visual
 
 

Os cursos práticos de John Mowat são desenvolvidos para estudar e explorar Teatro e Atuação com foco nos aspectos físicos e visuais do ator e da cena. Oferecem também a oportunidade de olhar para variadas formas de criação, interpretação e adaptação do trabalho teatral.

Com jogos, exercícios e improvisações estimula a criatividade, partindo da análise do movimento para a descoberta do corpo, do espaço que ele ocupa, dos objetos que utiliza, dos sons que produz.

John Mowat nasceu e cresceu em Londres. Sua carreira no teatro começou em 1980, quando atuou em seu primeiro solo e em 1994 tornou-se cofundador da OddBodies Theatre Company, em Londres. Como ator e diretor, viajou por maios de 40 países com seu estilo de comédia altamente visual.
Desde 1992 desenvolve uma intensa relação com a Companhia do Chapitô, com a qual concebeu e dirigiu inúmeras peças como Don Quixote, O Grande Criador, A Tempestade, Cão que morre não ladra.

A Oficina – Teatro Físico e Visual – acontece de 17 a 21 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9h às 13h, no CIS – Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo)

 
 

tfv
 
 

Corpo: instrumento sensível da palavra
 
 

No curso O Corpo, instrumento sensível da palavra, ministrado por Toumani Kouyaté, o participante entrará em contato com técnicas simples e precisas que lhe servirão para desenvolver um corpo livre e que se mantém como motor da linguagem e da sensação. A proposta é rever, desenvolver e gerir suas propostas e suas emoções com uma nova relação com o corpo com o objetivo de melhorar o trabalho de controle e concentração mental e emocional para uma maior liberdade e criatividade cênica.

Toumani Kouyaté faz parte de uma linhagem de Djélis – griots da África do oeste. Artista completo, como todos da casta dos djélis, ele canta, dança, toca, conta histórias e é também fotógrafo, professor universitário e organizador de festivais em vários lugares da África, Canadá, Ásia e Europa, entre outros. Vivendo na França, seu trabalho dialoga com o mundo ocidental produzindo uma experiência única de sabedoria e beleza.

Ao longo de sua trajetória artística, recebeu, em 2007, o prêmio Anselme Chiasson (Canadá), como reconhecimento de sua carreira profissional artística; em 2004, o prêmio HIBOU D’OR (Ottawa/Canadá), como melhor contador de histórias da francofonia do ano; foi finalista, em 2002, do grande prêmio de contadores Maison du conte de Chevilly-Larue e recebeu, em 1988, o prêmio de « mensageiro da paz » da Unesco.

A Oficina – O Corpo, instrumento sensível da palavra – acontece de 24 a 28 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9h às 13h, no CIS – Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829. Botafogo)

 
 

cisp
 
 

Iluminação Cênica – Técnica e Criação
 
 

O curso de Iluminação Cênica – Técnica e Criação, por Eduardo Albergaria, visa proporcionar uma compreensão de todo o processo de elaboração e execução da luz de um espetáculo.

Em uma primeira etapa, serão abordados os princípios técnicos e equipamentos necessários para a instalação e o correto funcionamento da iluminação cênica. Esta etapa envolve apresentação dos equipamentos – refletores, mesa de luz, dimmer – e explicação de seu funcionamento técnico e formas de uso; explanação das diversas formas de afinação e suas possíveis formas de uso.

Após este primeiro momento mais técnico, serão discutidos os elementos da luz que envolvem um entendimento da cena e seus princípios básicos, tais como contraste, foco, ritmo, transições. A oficina também irá proporcionar exercícios práticos de criação e operação de luz.

A Oficina Iluminação Cênica – Técnica e Criação – acontece no Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270. Bonfim. Campinas) e tem como público alvo atores, dançarinos, diretores, coreógrafos, cenógrafos, fotógrafos, cineastas e técnicos de iluminação. Há 25 vagas. Carga horária: 16h (4 dias – 4 horas por dia). Inscrições pelo e-mail oficinas@feverestival.com.br

 
 

Fotos: Divulgação