
A Casa de Maria de Nazaré, a Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, o Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa e a Associação Beneficente Irmã Dulce têm motivos de sobra para comemorar. Os 800 convites para a 13ª FeiGIOada Solidária do Giovannetti estão esgotados. A feijoada ocorre no dia 29 de agosto, no Giovannetti Cambuí, com 50% da renda revertida para as quatro instituições.
Estão programadas diversas atrações, como concurso de camisetas customizadas valendo prêmios para as vencedoras e roda de samba comandada pelo Grupo Sem Tempo. Haverá open bar de chopes, caipirinhas, caipiroskas, batidas e bebidas sem álcool e open food de feijoada e sobremesas.
Haverá ainda degustação de gelatos de massa Diletto, serviços gratuitos como penteados e maquiagens rápidos, design, coloração e depilação egípcia de sobrancelhas, realizados pelos profissionais do Camila Andrea Beauty Center – e customização de camisetas, assinada pela equipe da Ella Jeans.
O Grupo Sem Tempo, há 15 anos na estrada, apresentará seu repertório de sambas de ontem e de hoje. Em sua terceira formação com Rulito Martineli (vocal), Leandro Conceição (percussão), Matheus Pacheco (banjo), Ronaldo Gomes (violão), Alex Freitas (cavaco) e Renato Cassab (percussão geral), o Sem Tempo emprega tons e estilos distintos às composições de grandes mestres do samba, como Noel Rosa, Cartola, Adoniram Barbosa, Dona Ivone Lara, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, entre outros. O Grupo carrega influências culturais distintas e possuiu um estilo de interpretação versátil, que relembra tanto o grupo Demônios da Garoa, como o Fundo de Quintal, dois dos mais consagrados representantes do samba.
FeiGIOada
A FeiGIOada Solidária do Giovannetti é realizada pelo Grupo Giovannetti desde 2002, com o objetivo de contribuir com o trabalho realizado por instituições filantrópicas de Campinas e região que são referências em sua área de atuação. As entidades convidadas auxiliam na venda dos convites da ação e o Giovannetti disponibiliza o espaço, organiza o evento, providencia os convite, as camisetas, as atrações e responde por todo o serviço de atendimento, alimentos e bebidas. Anualmente 800 convidados participam da feijoada, que foi pioneira em Campinas a beneficiar várias entidades assistenciais em cada edição.
O evento é custeado por meio de patrocínios, apoios e, principalmente, da renda da bilheteria e o lucro é dividido entre as entidades. Nesses 13 anos, a iniciativa já beneficiou mais de uma dezena de instituições. “Graças ao engajamento de toda a sociedade a FeiGIOada se fortalece a cada ano e nós, do Grupo Giovannetti, conseguimos atingir nossos objetivos: difundir o importante trabalho realizado por essas instituições e angariar recursos para a sua manutenção”, diz Karina Nascimento, gerente de marketing e eventos do Giovannetti.
A Casa de Maria de Nazaré atua no assistencialismo com quatro unidades em Campinas (Jardim Liliza, Centro, Jardim Chapadão e Satélite Íris). A instituição promove cidadania e o direito à vida digna para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A entidade contabiliza cerca de 800 assistências para crianças e adolescentes, que recebem três refeições diárias e participam de atividades socioeducativas como artes, computação, teatro, coral, esportes, recreação entre outras.
Fundada em 1932, por meio do trabalho de voluntárias, a Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, filiada à Ordem de Santo Agostinho, é uma entidade sem fins lucrativos de Campinas que confecciona uma média anual de 6,5 mil enxovais (paletós de flanela, gorros, sapatos e cobertores) para recém-nascidos e cobertores e roupas para crianças de até 12 anos em situação de vulnerabilidade social. As peças são distribuídas gratuitamente, duas vezes ao ano, no Inverno e no Verão, para o Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maternidade de Campinas, Centro Corsini, Centro Boldrini e outras instituições da cidade.
O Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa, conhecido originalmente como Sopa do Grameiro foi criado em 1967 por Vandir Justino da Costa Dias (1933-1987), considerada a Dama da Caridade de Campinas na década de 1980. A entidade atua em diversas frentes por meio de seus projetos sociais, que atendem aproximadamente 250 famílias. No projeto socieducativo são atendidas 70 crianças no contraturno escolar. A entidade desenvolve oficinas para adolescentes e jovens (sexo masculino), atividades de lazer, terapêutica e cultural para 70 idosos, curso para gestante, organização de enxoval, campanha de leite para aproximadamente 20 crianças cadastradas, na faixa etária de 06 meses a 02 anos. O MAE Maria Rosa promove, aos domingos, diferentes atividades recreativas e culturais, de acordo com a faixa etária, e faz doação de leite e pão. Anualmente a entidade faz a doação de agasalhos, cobertores e brinquedos para as famílias atendidas.
A Associação Beneficente Irmã Dulce (ABID), instituição sem fins lucrativos localizada em Indaiatuba foi fundada em 1999. Trabalha com situações de alta e baixa complexidades, por meio de seus quatro diferentes projetos. Realiza atendimento mensal a crianças, adolescentes e famílias. Também atua com vistas a garantir o direito da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária e promove o acompanhamento pós-desacolhimento de crianças em suas famílias biológicas para que os seus direitos estejam garantidos no seio familiar. A ABID atende a grupos de postulantes a adoção e também a adotantes, em estágio de convivência sob guarda provisória, com objetivo de prevenir a perpetuação do abandono e incentivar a prática legalizada da adoção e outras formas de acolhimento. A entidade atua no acolhimento institucional de crianças e adolescentes que foram afastadas do convívio familiar por determinação judicial, por se encontrarem em risco psicossocial, atendendo às suas necessidades de segurança, saúde, higiene, cultura, lazer e educação entre outras.
Fotos: Divulgação