"Faço parte desta história" é lançado na Unicamp

  • 16 de dezembro de 2010
  • 0
  • 31 Views
Compartilhe:
Será lançado hoje (16/12), às 18:30h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas,  na Unicamp, o livro “Faço parte desta história”, com relatos de profissionais da universidade que nela ingressaram adolescentes e que fizeram parte da infância e da adolescência da própria Unicamp.
 
Resgatando e valorizando a trajetória profissional e pessoal desses profissionais, os relatos trazem fatos curiosos da história da própria Unicamp, além de situações engraçadas vivenciadas por personagens reais. Algumas histórias narradas têm como personagem central o fundador da Universidade, Zeferino Vaz. Em uma narrativa, um profissional relata que conheceu César Lattes, mito da ciência brasileira.
 
Sonhos viabilizados, em especial no desenvolvimento educacional através da Unicamp, também estão nos contos. Fruto de um primeiro encontro geral desses profissionais, ocorrido em novembro de 2009, o livro será enviado pela Comissão Organizadora para diversas bibliotecas públicas, para que sua leitura seja inspiração para as atuais gerações de mensageiros, guardinhas ou patrulheiros.

Em todos os relatos há o reconhecimento do impacto provocado pela Unicamp na trajetória desses profissionais. Certamente influenciados pelo ambiente acadêmico, o estudo fez parte significativa do percurso desse conjunto. Pelo menos 52% possuem hoje nível superior, com casos de Mestrado e até Doutorado, concluído ou em conclusão.
Prefaciado pelo Reitor Prof. Fernando Costa, o livro traz ainda textos sobre a história das entidades campineiras do Patrulheirismo (Campc) e da Guardinha (Aedha), além de um texto especial do Prof. José Tadeu Jorge, atual secretário municipal de Educação e Reitor da Unicamp entre 2005‐2009, sobre profissionalização.
 

Imagem: Divulgação