Exposição Experiência Escher acontece no Iguatemi Campinas

  • 27 de agosto de 2014
  • 0
  • 31 Views
Compartilhe:

De 30 de agosto a 28 de setembro, a Iguatemi Empresa de Shoppings Centers promoverá no Iguatemi Campinas a exposição Experiência Escher. A mostra interativa sobre o famoso artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher, conhecido pelo ilusionismo de suas obras, poderá ser visitada gratuitamente na praça de eventos do terceiro piso do shopping.

Com cenografia especial, composta por uma rica mistura entre fantasia e realidade, o espectador é convidado a mergulhar, interagir e vivenciar o universo lúdico do artista, por meio de instalações interativas e 16 fac-símiles trazidos diretamente da Escher Foundation, da Holanda. Entre as principais gravuras que serão expostas estão Relatividade, Cascata, Belvedere, Céu e Água, Autorretrato em esfera espelhada e Metamorfose.

 
 

ex1
 
 

A mostra foi pensada como alternativa memorável de lazer e entretenimento, proporcionando conteúdo internacional gratuito dentro de um shopping. Já percorreu o Iguatemi São José do Rio Preto, o Iguatemi Ribeirão Preto e, após Campinas, encerrará temporada no JK Iguatemi, em São Paulo.

Essa é a primeira vez que o melhor da exposição mais visitada do mundo em 2011 (“O Mundo Mágico de Escher”), e da mostra que foi recorde de público em Minas Gerais e no Paraná em 2013 (“A Magia Escher”), acontece fora de espaços museológicos.

 
 

Conceito

 
 

O conceito de realizar a exposição em espaços não convencionais, como de um shopping center, é inovador e propõe-se à conquista de um novo público, ampliando o acesso à cultura. “Estamos muito entusiasmados em promover a exposição de Escher fora de espaços museológicos. Temos certeza de que será um importante marco para cultura e o lazer em nosso país, além de uma experiência rica e única ao público cliente do shopping”, diz Pieter Tjabbes, curador da mostra e sócio-diretor da empresa Art Unlimited, parceira da Iguatemi na iniciativa.

O gerente geral do Iguatemi Campinas, André Moreno, afirma que a vinda da mostra para Campinas é uma grande conquista para a cidade e para a região e reforça o incentivo à cultura, que é um dos pilares do empreendimento. “Mais uma vez, temos o prazer de presentear a população de toda a região com um evento extremamente diferenciado, facilitando o acesso de milhares de pessoas ao trabalho do grande artista que foi Escher”, resume.

 
 

ex2
 
 

Concebidas para toda família, as instalações garantem acessibilidade a idosos, portadores de necessidades especiais, crianças e gestantes, entre outros. Na saída do evento, a coleção exclusiva de produtos ESCHER by Art Unlimited estará disponível à venda. Camisetas estilizadas, bolsas, cadernos, cartões-postais lenticulares, jogos americanos 3D e brincadeiras interativas são alguns dos exemplos.

 
 

Sobre Escher 

 
 

Artista gráfico especializado em xilogravuras e litografias, Maurits Cornelis Escher nasceu na Holanda, em 1898. Como artista, conquistou a fama apenas em 1953, quando teve sua obra divulgada em uma revista americana, passando a ser reconhecido e convidado para exposições em museus importantes. Com sua morte, em 1972, Escher deixa um legado particular para o mundo e aos amantes da arte, sendo, atualmente, um dos artistas mais conhecidos do grande público.

 

A exposição pode ser visitada de domingo a sexta das 13h às 21h; sábados, das 10h às 22h.
 
 
 

Imagens:  © M. C. Escher Foundation-Baarn-Holanda