Exposição “Paisagens de Van Gogh” acontece no Iguatemi Campinas

  • 31 de janeiro de 2020
  • 0
  • 274 Views
Compartilhe:

Como parte das comemorações pelo aniversário de 40 anos do empreendimento, o Iguatemi Campinas oferece ao público gratuitamente, de 14 de fevereiro a 29 de março, a exposição “Paisagens de Van Gogh”, uma experiência imersiva e sensorial por cenários pintados por um dos grandes nomes do pós-impressionismo.

 

Divulgação

 

“O incentivo à arte e à cultura faz parte do DNA do Iguatemi Campinas e ganhará ainda mais força em 2020, quando comemoramos o aniversário de 40 anos do nosso shopping. Dentro dessa premissa, estamos muito felizes em poder trazer para a população da cidade e região esta exposição que retrata de maneira lúdica e interativa o trabalho e a vida deste gênio holandês que foi Vincent van Gogh”, afirma a gerente de marketing, Janaína Nunes.

Ela relembra que as comemorações pela data foram iniciadas com outra exposição de cunho cultural, a Sandy & Junior Experience, que retrata por meio de um acervo raro e exclusivo a trajetória de 30 anos da dupla de ídolos campineiro na música e pode ser visitada até 16 de fevereiro, também gratuitamente.

 

Van Gogh

 

Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de março de 1853 – Auvers-sur-Oise, 29 de julho de 1890) foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna.

A exposição “Paisagens de Van Gogh” conta a vida e a obra do pintor por meio de salas temáticas. Em cada sala, o visitante irá viver a experiência única de sentir-se dentro de suas telas e mergulhar na alma do artista, conhecendo os cenários que o inspiraram, um pouco de suas reflexões e algumas pinceladas sobre fatos de sua vida e obra.

 

Divulgação

 

A sensação de estar dentro dos quadros será conseguida com uso de cenografia inspirada nas obras de arte e tecnologias como projeção, realidade virtual, vídeos e áudios. Cada sala apresenta uma obra diferente do artista e, nos textos das paredes, faz uma analogia com aspectos de sua vida e de sua personalidade, partindo de trechos de cartas escritas pelo próprio artista.

A exposição ficará localizada na praça de eventos do terceiro piso do shopping e poderá ser visitada de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h.