Em Destaque na Cidade Especial: Gastronomia

  • 9 de julho de 2010
  • 0
  • 29 Views
Compartilhe:
Pizzarias de Campinas e região comemoram o Dia da Pizza
O Dia da Pizza é comemorado nacionalmente amanhã, dia 10/07. Instituído pelo Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, a data visava eleger as 10 melhores receitas de pizza da cidade e vem sendo comemorada ano a ano, a partir de seu grande sucesso em 1985.
Ao contrário do que muitos pensam, a pizza não foi criada na Itália. Uns afirmam que foram os egípcios, outros acham que os pioneiros foram os gregos, mas o que se sabe é que há mais de 5 mil anos, babilônios, hebreus e egípcios já misturavam trigo, amido e água para assar em fornos rústicos.
A massa era chamada de “pão-de-abraão”, muito parecida com os pães árabes atuais e recebia o nome de piscea. Os fenícios, sete séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão. Os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média. Por causa das Cruzadas, essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada, dando origem à pizza que conhecemos hoje.
A maior pizza do mundo foi feita em 1990, por um supermercado em Johannesburgo, na África do Sul. A pizza tinha 37,4 metros de diâmetro e foram utilizados 500kg de farinha, 800kg de queijo e 900kg de molho de tomate na sua fabricação.
Na cidade de São Paulo, que abriga a maior concentração de imigrantes italianos no Brasil, são consumidas mais de 80 milhões de pizzas por ano.
Dia da Pizza é comemorado neste 10 de julho
Fonte: Pizza Hut
Foto: Reprodução