Em Destaque na Cidade – Especial – Carnaval Salvador 2010: 2222

  • 11 de fevereiro de 2010
  • 0
  • 31 Views
Compartilhe:

Camarote 2222, de Gilberto Gil, tem como tema deste ano “Transformação”, refletindo preocupação ecológica

Não há lugar melhor no mundo para se curtir o Carnaval do que a cidade de Salvador. A exemplo do ano passado, quando levou aos leitores o melhor do Carnaval da Bahia, Em Destaque na Cidade está de volta às terras baianas para mostrar o que de melhor acontece na capital da folia nesta época do ano.

Além dos tradicionais trios elétricos, outro ponto alto do Carnaval de Salvador são os camarotes. Um dos mais famosos é o Camarote Expresso 2222, de Gilberto Gil, que está completando 15 anos no Carnaval da Bahia. Trata-se de um dos camarotes mais concorridos e animados da folia baiana. Somente para convidados, o camarote recebe, ano após ano, inúmeras celebridades, dos mais diversos segmentos.

O tema escolhido pelo camarote para este ano foi “Transformação”. A produtora executiva Fafá Giordano, irmã de Flora Gil, inovou ao trazer para o local uma decoração inspirada em novas formas do viver, repensando as práticas, modos de produção e refletindo a preocupação do espaço com questões sociais e ambientais. A inspiração principal vem do verso “Transformai as velhas formas do viver”, extraído da música “Tempo Rei”, de Gilberto Gil.

O objetivo principal do camarote de Gilberto Gil é promover a utilização de materiais renováveis, reciclados ou recicláveis e o uso eficiente de recursos, utilizando em suas instalações madeira reaproveitada de demolição e tendo em seu telhado e paredes embalagens TetraPak. Além disso, os talheres e copos usados são provenientes de matéria prima de origem vegetal.

Camarote tem Varanda Elétrica e Boate 2222

Uma das principais atrações do Camarote 2222 é a Varanda Elétrica, comandada pela cantora Preta Gil, filha de Gilberto Gil. A vantagem é que tanto os convidados de dentro do camarote como os foliões de rua podem acompanhar o show.

Além da Varanda Elétrica, o camarote conta ainda com a Boate do Expresso 2222, comandada por DJs e com iluminação gerada pelo próprio movimento dos convidados dançando sobre o piso.

Bruno Gagliasso e Gilberto Gil no Camarote Expresso 2222, em 2009

Foto: Kleber Galvão/ G1