A marca Unilever lança no mercado brasileiro uma inovação que revoluciona o mercado nacional de antitranspirantes e contribui para o meio ambiente: os antitranspirantes comprimidos.
Fruto de 10 anos de pesquisas nos laboratórios da empresa na Europa, os produtos oferecem o mesmo rendimento, benefício, eficácia e duração dos antitranspirantes em aerossol regulares, porém, em embalagem menor. A novidade é oferecida ao público feminino em três variantes de Dove e cinco variantes de Rexona pelo mesmo valor das versões regulares, em pontos de venda de todo o País.
Sucesso na Europa, onde foi lançada em 2013, no Reino Unido, a exclusiva tecnologia dos antitranspirantes comprimidos se tornou possível graças às mudanças no sistema de pulverização, que diminui a quantidade de gás necessária para entregar a mesma quantidade de componentes antitranspirantes por aplicação. O resultado é um produto que não altera a forma de uso, oferece a mesma eficácia, design diferenciado, e maior portabilidade para ser levado na bolsa, nécessaire ou mochila em diferentes ocasiões do dia-a-dia.
Meio ambiente
As mudanças da Unilever contribuem para o meio ambiente. Por meio dessa revolucionária tecnologia, as embalagens dos antitranspirantes comprimidos trazem uma redução de 30% de alumínio nas embalagens; 50% de redução de gás propelente (responsável pela saída do produto de dentro da lata); 39% menos caminhões nas ruas; 65% mais produtos acondicionados por pallets e 39% de redução no número de pallets necessários para transportar os produtos, o que entrega uma redução de 30% de impacto no meio ambiente durante o ciclo de vida do produto.
Tecnologia
Para incentivar o mercado a investir no formato, a Unilever vai abrir sua tecnologia para empresas interessadas em produzir os antitranspirantes comprimidos. A empresa fornecerá um guia sobre a tecnologia e colocará seus técnicos à disposição dos interessados nesta fabricação.
“O lançamento dos antitranspirantes comprimidos representam a evolução do mercado de cuidados pessoais no Brasil e um compromisso da Unilever em oferecer aos seus consumidores tecnologias que entreguem o melhor de cada produto de uma forma cada vez mais sustentável. Estamos felizes com este lançamento, fruto de 10 anos de pesquisas e que já é sucesso na Europa. Acreditamos nos benefícios desta inovação para os consumidores e para o meio ambiente. Por esta razão, abriremos nossa tecnologia para outras empresas interessadas em produzir os antitranspirantes comprimidos no Brasil. É uma forma de mostrar que podemos fazer escolhas sustentáveis todos os dias ”, conta Andréa Salgueiro, vice-presidente de cuidados pessoais da Unilever.
A proteção de Dove com ¼ de creme hidratante, também estará presente nas versões comprimidas, assim como a eficácia da exclusiva tecnologia Motionsense de Rexona – o primeiro antitranspirante ativado pelo movimento.
“Acreditamos que os antitranspirantes comprimidos conquistarão as brasileiras. O produto não muda o hábito de uso e oferece o mesmo rendimento, preço, proteção, eficácia em uma embalagem menor, mais prática e com design diferenciado. Elas são exigentes, estão antenadas às tendências de beleza, buscam produtos bons, práticos e que possam atendê-las no dia-a-dia e sejam benéficos ao meio ambiente. Com os antitranspirantes comprimidos conseguimos atender a todos estes anseios”, explica Adriana Castro, diretora de marketing de desodorantes da Unilever.
Benefícios ambientais dos antitranspirantes comprimidos
Os antitranspirantes comprimidos oferecem uma nova opção de consumo e benefícios ao meio ambiente. Ao comprimir as embalagens os ganhos são (ganhos unitários por embalagem): 30% menos de alumínio nas embalagens. Redução de 30% na pegada de carbono; 50% de redução de gás de propelente (responsável pela saída do produto de dentro da lata); 65% mais produtos por pallet; 39% de redução no número de pallets; 39% menos caminhões nas ruas.
As reduções de alumínio e CO2 durante toda a cadeia nos permite ganhos incríveis como:
Em CO2: Um carro dando quase 6.000 voltas ao redor da Terra;
Em Alumínio: uma economia de energia suficiente para iluminar quase 40mil salas de aula durante um ano letivo, para 1.600.000 alunos e também 1.200.000 bicicletas;
(Cálculos Instituto Akatu, baseados na condição do mercado total migrar para comprimidos)
Sobre Dove
Dove chegou ao Brasil em 1992 com o lançamento do famoso sabonete com ¼ de creme hidratante e desde então expandiu seu portfólio com inúmeras inovações em categorias como: antitranspirantes, loções hidratantes e produtos para cabelos.
A marca, que é a mais reconhecida em cuidados pessoais pelas consumidoras no mundo, foi a primeira a questionar os estereótipos de beleza difundidos pela sociedade, com o lançamento da campanha pela “Real Beleza”, em 2004. Fruto de uma pesquisa mundial, o estudo investigou como as mulheres encaravam sua beleza e reagiam à pressão dos padrões estabelecidos pela mídia. Dove tem como propósito continuar trabalhando a questão da autoestima em suas campanhas.
Sobre Rexona
Lançada no Brasil em 1969, Rexona, líder no mercado brasileiro de desodorantes, tem consolidado e ampliado sua presença por meio de constantes inovações em formulações e embalagens. Hoje, a marca oferece produtos que atendem às necessidades específicas dos consumidores por meio das linhas Women, Men e Teens.
Imagens: Divulgação