Em Destaque: Alimentação

  • 12 de janeiro de 2011
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Alimentos termogênicos auxiliam na perda de quilos extras adquiridos nas festas de fim de ano

As festas de final de ano ficaram no passado, mas os quilinhos adquiridos na comilança começam a incomodar. Livrar-se deles não é nada fácil e nada rápido. Mas há meios ao alcance de qualquer pessoa para acelerar o processo de afinar a silhueta e desintoxicar o organismo dos excessos: são os alimentos termogênicos.
A nutricionista Bruna Galdiano, da Rede Giovannetti, explica que os alimentos termogênicos ativam a circulação e aumentam a temperatura do corpo, fazendo o metabolismo trabalhar mais rápido na queima de calorias e consequente perda de peso. Mas ela alerta: “eles não fazem milagre e nem proporcionam grandes efeitos. Para que funcionem bem, devem ser associados a uma dieta balanceada e a exercícios físicos”.
De acordo com Bruna, não existe uma fórmula exata a respeito da quantidade desses alimentos que devem ser ingeridos diariamente para dar uma “forcinha” no processo de emagrecimento. Nesse caso, predomina o bom senso, ressaltando que o consumo só deve ocorrer em pessoas sem qualquer restrição médica. Como exemplo, a nutricionista destaca quem tem problemas de tiróide. “Algumas disfunções da tireóide já aceleram o metabolismo, e nesses casos, a ingestão dos termogênicos não é recomendada”, disse ela.
No entanto, Bruna recomenda um cardápio balanceado com a inclusão de alguns desses alimentos para ajudar na perda de peso. “São muitas as opções que podem ser usadas em saladas, sucos e em pratos do dia a dia. Além dos termogênicos existem alimentos que melhoram o funcionamento intestinal, ou desintoxicam e fazem uma limpeza na rede linfática”, afirmou a profissional.
Alguns alimentos que auxiliam nesta proposta são o brócolis, a laranja, o gengibre, o chá verde, o pimentão, a pimenta, a canela, o guaraná em pó, o kiwi, o café preto, o chá mate, a hortelã, alimentos ricos em ômega-3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau), algas, a soja, a água de coco, a mostarda, aspargos, a couve, a acelga e o vinagre de maçã.
Porém qualquer dieta para perda dos excessos das festas e desintoxicação deve ser acompanhada de exercícios físicos.

Imagem: Divulgação