Crianças carentes curtem a magia do cinema no Kinoplex‏

  • 29 de outubro de 2014
  • 0
  • 27 Views
Compartilhe:

Para muitas crianças o mês de outubro foi um mês para se lembrar com muita emoção. O Kinoplex D. Pedro ofereceu, gratuitamente, no dia 10/10, uma sessão exclusiva do filme A Lenda de Oz, em 3D, para cerca de 150 crianças carentes.

Nunca antes em uma sessão em 3D, Nicole, 13 anos, se emocionou ao assistir o filme. “Já tinha lido o livro e gostado muito, mas me emocionei vendo o filme. Adorei!”, contou.

Os meninos e meninas de seis a treze anos frequentam o Centro Promocional Tia Ileite (CPTI), localizado na periferia do Distrito de Nova Aparecida, área de alta vulnerabilidade social. Em sete unidades, as ações da ONG atendem moradores de 30 bairros da região, além de ocupações como Shalon I, II e III.

As crianças compõem, em sua maioria, famílias com baixo nível de escolaridade e dificuldade de inserção no mercado. Por isso, não têm acesso a opções de lazer e cultura como o cinema, especialmente a sessões em 3D. Para muitas, esta foi a primeira experiência com a melhor tecnologia de imagem e som. Renata Melo é pedagoga da ONG e também esteve presente no Kinoplex. Para ela, esse tipo de ação é importante pois muitas crianças não têm contato com cultura.

 
 

 Foto - Alexandre Moya_CPTI
 
 

Como empresa, o Kinoplex acredita que a cultura, aliada à educação, é muito importante para a formação do cidadão. Por isso, é gratificante proporcionar aos alunos uma experiência que, para muitos deles, é inédita. É o caso de Marcos, de nove anos. Emocionado, ele relata que não tem como escolher a parte preferida do filme, pois gostou de tudo. “Senti um arrepio bom”, diz.

Para o CPTI, a ação é positiva. “É importante para as crianças e adolescentes, pois possibilita acesso a um universo cultural que não faz parte do dia-a-dia deles”, conta Fabíola Cavalcanti, gerente de comunicação da ONG.

 
 

Foto - Alexandre Moya_CPTI 1
 
 

Sobre o CPTI

 
 

O CPTI – Centro Promocional Tia Ileide, conveniado à Fundação FEAC – é uma Organização Não Governamental (ONG) com o objetivo de garantir mecanismos concretos de inclusão social de crianças e adolescentes no distrito de Nova Aparecida, em Campinas – SP. A ONG busca através de ações para fortalecimento da função protetiva da família, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades de todos os integrantes do núcleo familiar, gerar o enfrentamento das vulnerabilidades e situações de risco pessoais e sociais. O trabalho é desenvolvido por meio da realização de atividades educacionais, culturais, esportivas, recreativas, de lazer, em horário alternativo ao da escola.

A ONG surgiu nos anos 1990 – período em que Campinas atraía, por sua economia, muitos migrantes em busca de melhores condições. A entidade iniciou seu trabalho com o atendimento de crianças e nos dias atuais continua oferecendo serviços de convivência e fortalecimento de vínculos a crianças de seis a 14 anos, adolescentes de 15 a 24 anos e seus familiares, e também, serviços específicos de atendimento para famílias e comunidade, da região norte do município. Telefone: (19) 3781 8090 | 7803 4441. Saiba mais em: http://www.cpti.org.br/.

 
 

Sobre o Kinoplex

 
 

O Kinoplex é a maior rede de cinemas 100% brasileira, com quase 100 anos trazendo a magia do cinema para o nosso país. São mais de 200 salas, em 15 cidades do Brasil, onde você vai viver momentos inesquecíveis. Afinal, viver é coisa de cinema. Viver é Kinoplex.

 
 

Kinoplex em números

 
 

Mais de 220 salas de exibição, com 50 mil poltronas e mais de mil funcionários. Por ano são lançados, em média, 250 filmes que atraem mais de 21 milhões de espectadores. São consumidas em média 300 toneladas de milho de pipoca, 1 tonelada de sal e quase 2 milhões de litros de refrigerantes.

Em Campinas, o Kinoplex D. Pedro é o complexo de cinemas com o maior número de salas. Ao todo, são 15 ambientes para exibição. É também o único cinema da região a contar com duas salas para projeção em terceira dimensão, equipadas com a tecnologia Dolby 3D Digital Cinema e duas salas Kinoplex Platinum, o máximo em conforto e requinte.

 
 

Fotos: Alexandre Moya