Casa Cor Campinas 2012 apresenta Cúria Metropolitana como sede

  • 25 de maio de 2012
  • 0
  • 37 Views
Compartilhe:
A Casa Cor Campinas realizou seu Open Day no último dia 22 de maio, apresentando a Cúria Metropolitana como sede da mostra 2012. O evento reuniu convidados, decoradores, arquitetos e profissionais da área, que tiveram a oportunidade de conhecer o espaço em primeira mão e pleitear o ambiente desejado.

A Casa Cor Campinas é uma afiliada da Casa Cor, empresa do Grupo Abril, e hoje reconhecida como a maior mostra de arquitetura e decoração das Américas e o segundo maior evento do mundo.
A primeira edição da Casa Cor Campinas foi realizada em 2009 no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. A atuação positiva contribuiu para que o evento fosse eleito pela marca como o “Destaque Casa Cor 2009” e foi fundamental para tornar Campinas um ponto estratégico para a realização de uma segunda mostra em 2010, a Casa Hotel, ocorrido em espaço pertencente ao hotel Royal Palm Plaza Resorts Campinas.
No ano seguinte, a Casa Cor Campinas ocorreu em edificação pertencente à ACS Incorporadora, que abrigou o Hospital Santa Isabel.
Com o tema “Moda, Estilo, Tecnologia”, a Casa Cor Campinas 2012 pretende retratar o universo fashion, que se faz cada vez mais presente nos projetos de decoração. A mostra ocorrerá entre 2 de outubro e 11 de novembro, no prédio pertencente à Arquidiocese de Campinas, imóvel que abrigou a Cúria Metropolitana.

Cúria Metropolitana
A escolha do local levou em consideração a criação de espaços mais intimistas, que se aproximassem do aconchego de um lar. Com suas linhas arquitetônicas Art Déco, o prédio, de três andares, tem as proporções ideais para a realização desse tipo de projeto. “A ideia é representar um ambiente de condomínio”, afirma a presidente da Casa Cor Campinas, Adriane Salomão Sanna. “No andar térreo, por exemplo, teremos uma área de convivência, alimentação, delicatessen, entretenimento, entre outros. No último pavimento iremos simular os ambientes de um apartamento e no andar intermediário, haverá lofts e offices, já que hoje a tendência são os escritórios e espaços comerciais dentro do próprio condomínio”, complementa Adriane.

Adriane Salomão Sanna e Flávio Sanna

Centro Pastoral Pio XII

Com quatro mil metros quadrados de área total, sendo 2.695 de área construída, o edifício do Centro Pastoral Pio XII está localizado à Rua Irmã Serafina, 88, Bosque, um dos bairros mais tradicionais de Campinas. Até janeiro deste ano, o prédio de três pavimentos abrigou a Cúria Metropolitana de Campinas (instância que congrega serviços tais como o Tribunal Eclesiástico, o Arquivo Arquidiocesano, a administração diocesana, o setor de comunicação, o Centro de Pastoral Pio XII e comissões pastorais).
Outra parte da edificação permanece alugada para uma escola de informática. Com a transferência da Cúria, algumas comissões pastorais permaneceram em atividade no prédio, mas, também estão em processo de mudança. A Arquidiocese, antes mesmo da parceria com a Casa Cor Campinas , havia sinalizado a intenção de promover reformas no espaço enquanto estuda a sua nova destinação pastoral.
Segundo o padre Alexandre Moura, responsável pelas obras da Arquidiocese, o trabalho da Casa Cor Campinas contribuirá com benfeitorias no prédio, que recebeu apenas reparos de manutenção nas janelas, telhado e pintura nos últimos 10 anos. “O evento não apenas revitalizará a edificação, como trará mais visibilidade a ela”, afirma.

Renata Podolsky, Silvia Quirós, Renata Selmi Herrmann, Adriane Sanna e Silvana Lorenzi de Carvalho
Fotos: Divulgação