Letícia Zuppi
 
 

Prestes a completar 12 anos em 2016, o Instituto Musical e Cultural Souza Campos, em Campinas, comemora sua trajetória no ensino da Música em novo endereço e está preparando muitas novidades.

Criada em 2004 por Josimar Souza Campos, a escola agora localiza-se no bairro do Castelo e oferece cursos de instrumentos diversos, como piano (erudito e popular), órgão eletrônico, teclado, violão, guitarra, violino, instrumentos de sopro e canto, entre outros.

 
 

DSC01272

 
 
DSC01268

 
 
DSC01247
 
 
DSC01246
 
 

DSC01263
 
 

Após anos de estudos musicais – incluindo órgão popular e clássico, piano popular e erudito e Licenciatura em Música – Josimar realizou seu sonho de montar sua escola e agora busca torná-la referência em Campinas, com a abertura de novos cursos. “Pretendemos ter nos próximos anos o curso técnico e também nos tornarmos polo do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS, com o curso de Licenciatura em Música à distância”, conta o músico.

Todos os cursos da escola incluem aula prática e teórica, permitindo trabalhar música erudita, popular ou gospel. Para as aulas dos cursos de teclas, piano, canto e teoria musical, o instituto utiliza material didático conceituado, contemplando o básico, o intermediário e o avançado.

 
 

DSC01235
 
 
DSC01236
 
 
DSC01242
 
 

DSC01261
 
 

Os alunos ingressantes passam por entrevista com o professor da modalidade escolhida e os que já possuem algum conhecimento, passam por prova teórica para determinar em qual nível de aprendizado se enquadram para as aulas de teoria musical.

Quando o assunto é aprender música, há os que procuram a escola para ter a música como profissão ou como uma atividade para as horas vagas. “Estamos aqui para preparar o aluno, seja para trabalhar com música, seja para tê-la como um hobby. Já tivemos alguns de nossos alunos ingressando na faculdade de música da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Temos também alguns alunos que são médicos e outros que têm uma profissão mais estressante e que encontram na música uma válvula de escape”, conta Josimar.

Para o ensino das crianças, a escola recebe os pequenos a partir dos 4 anos, trabalhando com musicalização infantil, apresentando o universo da música à criança. É utilizado o material teórico infantil e o aluno também aprende a tocar um instrumento. “A partir desta idade a criança pode começar com aulas de instrumentos específicos, como a flauta doce ou o piano. O acompanhamento é feito por um dos nossos professores-pedagogos”, coloca Josimar.

 
 

DSC01227

 
 
DSC01230
 
 
DSC01232
 
 

A partir dos 7 ou 8 anos, a criança interessada em Canto pode aprender a modalidade na escola, que está preparada também para receber alunos com necessidades especiais. “Trabalhamos com deficientes visuais, autistas e portadores da Síndrome de Down. Temos professor com conhecimento de Braille e equipe preparada para receber estes alunos”, diz Josimar.

Para garantir um melhor ensino, a escola trabalha com salas climatizadas e instrumentos de última geração, como teclados e pianos, em sua maioria importados. “O bom instrumento permite um ensino diferenciado. Sempre investimos em música e tecnologia”, enfatiza Josimar.

 
 

O IMC Souza Campos localiza-se à Av. João Erbolato, 410 – Jd. Chapadão.

 
F: (19) 3367-2982/(19) 98904-7070
 
Site: www.musicalsouzacampos.com.br

 
 

DSC01252
 
 
DSC01254
 
 
DSC01256
 
 
DSC01260
 
 
DSC01249
 
 

DSC01265
 
 

DSC01275
 
 
 
Fotos: Em Destaque Na Cidade