O Restaurante IKI Japanese Cuisine estreia em Campinas com uma proposta diferenciada para os amantes da culinária japonesa. Em sua língua de origem, significa “singularidade refinada” e, como o próprio nome sugere, oferece aos clientes um cardápio variado que inclui desde os pratos mais conhecidos pelos brasileiros, como sushis, sashimis e temakis, até itens da cozinha internacional japonesa.

A apreciação pela culinária asiática foi o que motivou o Grupo Dahruj a investir neste setor. O objetivo do Grupo ao lançar o IKI, de acordo com o consultor e especialista em enogastronomia Renato Duarte, é fazer com que os amantes da boa gastronomia se aproximem ao máximo de todo requinte e cultura orientais.

E para apresentar a novidade, a imprensa foi convidada a comparecer ao IKI no último dia 05/12 para uma deliciosa degustação, com um menu montado especialmente para a ocasião. Todos foram recebidos pelos proprietários e pelo chef Alex Iwamura e ficaram encantados com o ambiente – muito acolhedor – e com a qualidade dos pratos e do atendimento. Alguns detalhes, como a toalhinha quente para limpar as mãos, a essência dos ingredientes e o esmero no preparo fazem toda a diferença.

 
 
Ambiente (14)
 
 
Combinado de Sushis (6)
 
 
Discurso (9)
 
 
fachada com nome Dahruj
 
 
Harumaki de Cordeiro (9)
 
 
Origami de Manga (6)
 
 
Polvo com Azeite Shisso (6)
 
 
salão lotado visto de cima
 
 
Salmão Butter Lemon (9)
 
 
Tartelete de Chocolate Belga (7)
 
 
Tempurá de Camarão (2)
 
 
Ussuzukuri de Robalo com Jalapeño (13)
 
 

“Colocamos no IKI um pouco dos bons restaurantes japoneses espalhados pelo mundo. As viagens foram a grande inspiração para o Grupo Dahruj, como por exemplo, o Kinoshita de São Paulo, de onde veio nosso chef; o Hoki Fa Sush, também na capital paulista; o Nobu e o Zuma, de Miami; e o Sasabune e o Bar Masa, ambos em Nova York”. O objetivo do IKI é esse, aproximar os campineiros da realidade oriental, como coloca Duarte.

 
 
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O chef Alex Iwamura, que tem vasta experiência na culinária japonesa, é um sushi-man apto a desempenhar técnicas que são aplicadas no mundo todo. Responsável pela criação dos pratos, o chef combina ingredientes locais com os da cultura nipônica.

 
 

Pratos

 
 

Dentre os pratos do cardápio, Iwamura destaca o Atum misso spicy, que é atum com molho levemente picante. Tem ainda Ko hitsuji, picanha de cordeiro grelhado com salada de brotos e cebola roxa e gengibre fatiado. Entre as sobremesas, uma das que mais chama a atenção é a Tartellete IKI, tartellete de chocolate belga, caramelo e frutas vermelhas.

O IKI inova na região em oferecer um cardápio da alta gastronomia japonesa, aliando ingredientes da atual cultura nipônica à cultura milenar. A casa impressiona não apenas pela variedade, mas também pela estrutura e qualidade dos serviços.

 
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“O fato da equipe ser experiente não a isenta de passar por treinamentos. Além dos temas esperados a um time de um restaurante deste naipe, assuntos como planejamento, ética no trabalho e a priorização dos clientes são abordados para que o atendimento seja feito com excelência”, afirma Duarte.

As bebidas também merecem ser evidenciadas. São mais de 35 rótulos entre vinhos e saquês. A carta de vinhos, elaborada pelo consultor enogastronômico Duarte e a de saquês, pensada pela sommelière paulistana Sônia Yamane, se sobressaem pela multiplicidade e pela harmonização com os pratos.

 
 

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Arquitetura
 
 

Em tons de terra, com materiais orgânicos como madeira, tijolos, aço corten e cobre, o projeto arquitetônico e a decoração do IKI Japanese Cuisine foram idealizados por Stella Crissiuma e Mariana Keese (colaboradora). O projeto luminotécnico é de Rafaela Romitelli – da Lichia Lighting –, e o paisagístico é de Daniel Nunes.

 
 

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Fugindo do estereótipo dos restaurantes japoneses no Brasil, a casa traz uma decoração atemporal, viabilizando um espaço de pé direito duplo com baixa luminosidade, além de elementos que fazem referência à decoração asiática, como as cadeiras vermelhas, que deixam o local arrojado e aconchegante.

 
 

A marca IKI Japanese Cuisine

 
 

Todo projeto publicitário do restaurante foi criado pela agência DMC, de Campinas. O primeiro passo na estruturação da identidade foi definir o nome, processo chamado de naming.

Depois de uma longa pesquisa sobre a tradição japonesa sobre como palavras simples representam conceitos complexos, chegou-se ao nome IKI (singularidade refinada).

A partir de então, iniciou-se a busca pela representação gráfica à altura do significado. Seu símbolo se baseia em três peculiaridades japonesas: o sol da bandeira nacional, a arte impressa nas letras e ideogramas e o movimento das carpas na água. Assim nasceu a marca IKI, a simbologia de experiências singulares.

 
 

O IKI localiza-se na Dahruj Tower – térreo – à Av. José de Souza Campos (Av. Norte-Sul), 1321, Campinas
F: (19) 3203-1230
www.facebook.com/ikirestaurante
 
 

Fotos: Em Destaque Na Cidade e divulgação