Letícia Zuppi

 
 

A música é uma arte que encanta a milhões de pessoas no mundo. Com uma linguagem particular, conquista a todos que adentram este universo e permite expressar emoções de forma única. Dedicar-se ao ensino desta arte é um trabalho de empenho, dedicação e paciência.

No curso de teclado para iniciantes do Instituto Musical e Cultural Souza Campos, em Campinas, por exemplo, o professor cria uma familiaridade do aluno com o instrumento em primeiro lugar. Isto é importante, pois os teclados atuais não são como alguns imaginam, apenas conjuntos de teclas e notas musicais, e sim instrumentos completos. “São verdadeiras orquestras”, explica Josimar Souza Campos, fundador e professor da escola.

 
 
sc2
 
 

Possibilidades de diversos tipos de acompanhamento, com o som de diversos instrumentos, fazem com que os teclados de hoje possam ser utilizados em diversos tipos de apresentações. Seja em eventos, casamentos, festas, aniversários, cultos…estes instrumentos enchem o ambiente de música e emoções.

Tendo conhecido as potencialidades do instrumento a ser tocado, em seguida o aluno familiariza-se com a sequência de teclas e as diferentes oitavas, que correspondem às alturas em que as mesmas notas podem ser tocadas. Treina-se então o dedilhado, com a mão direita, com a mão esquerda e com as duas mãos juntas. Neste primeiro momento, é normal que o aluno tenha um pouco de dificuldade, afinal, ele está sendo apresentado àquele instrumento musical. “A coordenação e a habilidade vêm com o tempo”, explica Josimar.

É importante que o aluno dedique-se a estudar em casa, pois a prática e a repetição dão condições para que ele avance no método de teclado e vá se apropriando deste novo universo. Tudo é anotado no caderno, para que o aluno não se esqueça e não se confunda ao estudar nenhum ponto ou sequência passada em aula.

 
 
sc3
 
 

A primeira grande conquista surge com as canções iniciais. Parecem simples, mas exigem do aluno uma habilidade de raciocínio e concentração, benefícios estes que acabam sendo aproveitados para as demais atividades do dia-a-dia.

Com o cuidado ao observar as notas, a duração destas, a desenvoltura das mãos e a atenção à partitura, o aluno vai conseguindo tocar as primeiras músicas. Logo, os desafios iniciais dão lugar às conquistas, ao aprendizado e à satisfação pessoal.

 
 
O IMC Souza Campos localiza-se à Av. João Erbolato, 410 – Jd. Chapadão.

F: (19) 3367-2982/(19) 98904-7070
 
Site:www.musicalsouzacampos.com.br
 
 
 

Imagens: Divulgação