“Adeus, poeta” – da banda Saudosa Clotilde – “Me tema” – de Bárbara Malavoglia – “Som distante” – de Helena Porto e Banda – “Também” – de Marcelo Segreto – e “Vida de duas lembranças” – de Marcílio Menezes – foram as cinco músicas vencedoras do I Festival da Canção da Unicamp, que premiou, ainda, Beatriz Mentone, como a melhor intérprete do evento, com a música “Também”, de autoria de Marcelo Segreto, da Filarmônica de Pasárgada.
Os cinco compositores das melhores canções e a melhor intérprete receberão um DVD, com reprodução de 3 mil cópias, contendo um registro de suas apresentações e outros momentos captados ao vivo durante o festival. O evento foi realizado pelo Instituto de Artes da Unicamp em parceria com a Track&Marketing e com a Spielkamp Consultoria, com patrocínio da Usina Colombo – Açúcar Caravelas.
Os vencedores foram anunciados na noite do último dia 03/12. A data da entrega dos prêmios ainda não foi definida.
O festival foi realizado em duas etapas: em meados de outubro, com debates e palestras com os organizadores dos principais festivais da música popular brasileira e nos dias 1, 2 e 3/12 com a apresentação de 24 canções selecionadas pela comissão organizadora do evento. No total, foram 59 inscrições de músicas dos mais diferentes ritmos e gêneros.
O júri foi formado por músicos, jornalistas e críticos especializados em música popular brasileira: o jornalista Bruno Ribeiro, o maestro Carlos Lima, o compositor e orientador musical Marcelo Onofri, o produtor musical Lenir Boldrin e o músico e compositor Ricardo Botter Maio.
Os critérios de avaliação foram a originalidade, o arranjo e a compatibilização entre letra e melodia. Já os intérpretes foram analisados quanto à performance, gesto interpretativo e afinação.
Imagem: Divulgação