Trote Solidário de universidade incentiva calouros à doação de sangue e à inclusão no cadastro universal de doadores de medula óssea

  • 7 de fevereiro de 2011
  • 0
  • 27 Views
Compartilhe:

Nesta segunda-feira, 07/02, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, com campi em Campinas, São Paulo e Tamboré, recepciona os calouros com a edição 2011 do Trote Solidário, organizado pelo Decanato de Extensão (DEX), com apoio do Diretório Central dos Estudantes.
Amanhã, após a apresentação da Direção Institucional do Mackenzie, os alunos serão convidados a participar de ações solidárias já tradicionais na Universidade, como o cadastro universal para doadores de medula óssea e doação de sangue – além da campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis que, neste semestre, destinam-se, preferencialmente, às famílias acometidas pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro.
Na edição deste ano, como vem acontecendo, o MackVIDA (programa vinculado ao DEX) promoverá palestras, especialmente dirigidas aos calouros, sobre prevenção ao uso de drogas, focalizando o uso de álcool e tabaco.
Voltadas para calouros e veteranos, as ações solidárias se desenvolvem nos três campi da universidade, objetivando colocar-se contra toda a forma de trote violento, aproveitando o ingresso dos novos estudantes para um trabalho de conscientização e apoio social.

Brasil é o terceiro em doação de medula óssea
No ranking mundial, o Brasil ocupa o terceiro lugar em doação de medula óssea, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. São quase dois milhões de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, instalado no Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Essa evolução deu-se por conta dos investimentos e campanhas de sensibilização da população, promovidas pelo ministério da Saúde e órgãos vinculados, como o INCA, por exemplo. O transplante de medula pode ajudar pessoas que sofrem de doenças como leucemia, câncer do sistema linfático e tipos graves de anemia.
Para ser um doador basta ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde, sem doenças infecciosas ou incapacitantes.
Imagem: Reprodução