Três lindos cenotes na Riviera Maya

  • 15 de dezembro de 2021
  • 0
  • 52 Views
Compartilhe:

Ao viajar para o México, se torna imperdível visitar um dos três cenotes mais bonitos da Riviera Maya.

Formados há mais de 14 mil anos, os cenotes são poços profundos de água cristalina que fluem de rios subterrâneos e através dos raios do sol, traz incríveis tons de azul, em uma paisagem espetacular. Citamos aqui, três dos mais belos da região.

 

Zacil-Há, em Tulum

A 8 quilômetros de Tulum, o cenote Zacil-Ha representa uma experiência ideal para compartilhar com a família, pois suas águas transparentes, possuem três metros de profundidade, o mais raso em comparação com outros cenotes.

Além dos encantos naturais, ao redor dessa formação tudo é favorável para a diversão de adultos e crianças. Uma das vantagens é que as suas bordas são cobertas com madeira para facilitar a circulação.

Nas proximidades da estrutura, também existem duas piscinas naturais para aproveitar a visita. Outro detalhe interessante, é que ao chegar, já é possível ver os peixes coloridos, mesmo sem mergulhar. Já para quem busca o mergulho, há a possibilidade de ver a câmera de “Las Lágrimas”, reconhecida por suas curiosas estalactites em forma de gotas.

 

Every Steph

 

Dos Ojos, na Riviera Maya

No coração da Riviera Maya, na rota entre Tulum e Playa del Carmen, está o cenote Dos Ojos. Essa estrutura faz parte do parque de mesmo nome, que também abriga os cenotes Jaguar, Nicte Ha, El Pit e Los Monos.

Este cenote possui águas translúcidas conectadas por cavernas subterrâneas. Ambos compõem o complexo Sac Actun, que com seus 370 km de comprimento, forma a maior caverna “inundada” do mundo.

Considerado um verdadeiro rio subterrâneo, Sac Actun é acessível graças aos passeios oferecidos pela costa caribenha. Para visitá-lo, uma das opções mais completas é através da experiência “Assinatura”, uma das opções incluídas para quem estiver hospedado no UNICO 20° 87 Hotel Riviera Maya.

Para quem preferir ir em busca de aventura, a proposta conta com duas rotas de mergulho: “Barbie”, relativamente acessível, iluminada e cheia de estalactites; e a outra, “La Cueva del Murciélago”, com trajeto mais curto e de menor luminosidade.

 

Every Steph

 

Chaak Tun, na Playa del Carmen

Chaak Tun, está localizado a poucos quilômetros de Playa del Carmen. Para chegar lá, o visitante deverá fazer uma caminhada que atravessa parte da “Selva Maia”, uma aventura inesquecível.

Este poço se destaca pela clareza de suas águas, que permitem observar estalactites marcantes e um universo de animais aquáticos, como variedades de peixes e camarões minúsculos.

Como parte de Sac Actun, há uma rota de três níveis que começa na caverna Pixan. Lá, uma réplica da Virgem de Guadalupe permanece escondida.

No segundo nível, você entra em Xibalbá, uma caverna usada pelos maias para realizar rituais especiais. A atmosfera deste espaço é excepcional.

Em seguida, a caverna Aluxes é reconhecida pela tranquilidade. Por fim, ao sair, os turistas podem experimentar diversos pratos típicos da gastronomia local, em estabelecimentos ao redor.

 

Chaaktun.com.mx