Tecnologia: Desenvolvimento de apps nas empresas

  • 1 de abril de 2022
  • 0
  • 15 Views
Compartilhe:

*Por Alline Antóquio, diretora executiva da Gentrop

Os aplicativos se integraram e mudaram tantos hábitos, que parecem estar presentes há várias décadas na sociedade. Seja no setor de transporte, alimentação, compras, financeiro ou até mesmo para o acompanhamento da saúde, é praticamente impossível encontrar uma área que não tenha sido impactada por aplicativos desenvolvidos pelas empresas como forma de facilitar serviços ao público final.

Muitas empresas também enxergaram na personalização e agilidade dos apps corporativos uma maneira de otimizar processos de seus colaboradores, trazendo novas soluções internas apoiadas pela tecnologia. Em algum ponto da jornada, porém, é natural que existam dúvidas. Desenvolver uma solução exclusiva para minha companhia ou utilizar sistemas, programas e tecnologias já disponíveis no mercado? Quais os custos de um projeto como este? Quais os pontos fortes e fracos? Como começamos a desenhar uma solução exclusiva para as dores do negócio?

Ter uma advisor em tecnologia como a Gentrop ao lado pode facilitar a resposta da maioria das perguntas sobre as vantagens e desvantagens de um app exclusivo. De forma geral, os aplicativos desenvolvidos para uma empresa podem atacar necessidades específicas, integrando diferentes áreas e apresentando métricas e resultados desenhados da forma mais personalizada possível. Quer um exemplo?

Utilizando o AppSheet, produto presente dentro do pacote de ferramentas Google Workspace, a Gentrop desenvolveu um aplicativo para auxiliar as empresas nesse processo de retorno ao escritório após o período mais crítico da pandemia da COVID-19. Com mapas das unidades, o colaborador escolhe e reserva a sua mesa para ida ao local de trabalho, recebendo automaticamente um convite na sua Agenda Google. O líder da área é notificado com 48h de antecedência e a pessoa só é liberada no prédio após o exame rápido negativo ser confirmado pelo grupo de enfermeiros locais – processo agendado e realizado também via o app.

Este é um exercício fundamental para o desenho de uma solução única: mapear previamente todas as necessidades, áreas envolvidas, dimensão do problema, custos e as opções existentes.

Smart Office

Outro exemplo de aplicativos que atendem necessidades individuais é o SmartOffice. Um aplicativo de gestão de produtividade que se integra ao pacote do Google Workspace, explorando diferentes indicadores de uso, adesão e colaboração dos funcionários no uso das ferramentas de tecnologia. Outro app também desenvolvido pela Gentrop e que atende diversas empresas é o SmartSign, o gerenciador de assinatura de e-mails que permite criar, atribuir e gerenciar banners e assinaturas de toda a organização, apoiando também iniciativas de marketing – influenciando pessoas a partir de um simples e-mail.

Outra dica importante ao pensar nos custos é o famoso jargão ‘barato que sai caro’. Muitas vezes, para solucionar uma dor, diversos apps são contratados, confundindo equipes e sendo um desperdício de recursos. É muito comum encontrarmos empresas com aplicativos de terceiros que ao invés de se complementarem, acabam atuando da mesma forma. Neste caso, uma plataforma personalizada e integrada com tecnologias já existentes pode ser mais eficiente e ter um custo final menor.

Além disso, é importantíssimo ter em mente que as soluções devem ser pensadas para qualquer dispositivo (mobile e web), aumentando as opções de utilização e permitindo que o usuário possa acessar de onde estiver, quando quiser e com o dispositivo que preferir.

Desenvolver soluções integradas, tecnológicas e que atendam às necessidades reais das empresas, é o foco da Gentrop. Nosso objetivo é entender e prestar atenção às pessoas no momento de desenvolver soluções, gerando experiências únicas e apoiando verdadeiramente iniciativas de transformação. Entre em contato conosco e entenda, a partir de inúmeros cases de sucesso, como nossas soluções podem contribuir positivamente para o seu negócio.