Letícia Zuppi
Já pensou em se hospedar em quarto temático em uma das redes de hotéis mais conhecidas do mundo?
O trabalho de decoração não é fácil, mas o resultado é impressionante. Por trás das ambientações temáticas dos quartos da famosa e conceituada rede de hotéis Sheraton, está a mente do renomado arquiteto Luis Pedro Scalise, com ideias incríveis para transformar diversos filmes que levam milhares de pessoas aos cinemas em cenários de suítes.
O trabalho de Scalise já foi visto no Sheraton Rio Hotel & Resort, no Leblon, nos belos quartos dos filmes “Tá Chovendo Hamburguer” e “Rio 2”, que encantaram os espectadores no cinema. No Sheraton São Paulo WTC, puderam ser apreciados os quartos temáticos sobre a estrela do cinema “Brigitte Bardot” e dos filmes “Star Trek” e “O Exterminador do Futuro”.
Para deixar a aventura da hospedagem ainda mais emocionante, o Sheraton prepara um pacote completo para o quarto temático, com café da manhã e almoço inclusos, além de ingressos para o filme.
Natural de Florianópolis, Pedro Luis Scalise reside atualmente em Campo Grande (MS) e vem imprimindo seu talento por todo o Brasil, tendo já assinado projetos comerciais de bares, restaurantes e boates. E talento realmente não lhe falta.
O filme Hotel Transilvânia 2 – da Sony Pictures Animation, exibido nos cinemas – foi a mais recente oportunidade para hóspedes do Sheraton Rio Hotel & Resort terem dias e noites especiais em meio a uma decoração especialmente divertida.
No ambiente exclusivo do quarto temático cada detalhe é importante, desde referências ao local onde a história do filme se passa, até os personagens. Assim é impossível hospedar-se em um quarto como este sem se sentir dentro da própria aventura exibida na telona.
Equilibrando artigos góticos estilo Pensilvânia de madeira preta e couro originais, Luis Pedro Scalise resumiu sua obra. “A ideia é que o hóspede esteja sempre confortável e tenha uma noite incrível”, disse. E conforto, requinte e bom gosto são marcas já conhecidas da rede Sheraton, com endereços no Brasil e no mundo.
Nos 42m² do quarto de Hotel Transilvânia 2, percebe-se, de imediato, a criatividade do arquiteto em sua proposta. A porta de entrada, com ilustração do filme, chama a atenção no corredor do hotel e anuncia que, dali para dentro, uma nova experiência está por vir. O difícil, principalmente quando já se conhece outros trabalhos de Scalise neste segmento, é conter a curiosidade.
Ao entrar na bela suíte, vê-se dois longos tapetes pretos, dando um toque especial ao quatro. Os olhos passeiam então pelas duas confortáveis camas de casal do Sheraton, com colchas negras e cabeceiras para lá de diferenciadas e alusivas ao filme. Os belos leitos parecem convidar o hóspede do hotel – por que não dizer, do “Hotel Transilvânia” – para um divertido repouso.
A cor preta presente no chão e camas ainda é vista no teto do quarto e na parte superior das paredes, que recebem pedrinhas que brilham no escuro, dando um toque de sofisticação e sugerindo o céu estrelado. Ali ainda se vê a decoração composta por tecido preto que “cai” formando uma cortina, sugerindo uma atmosfera de suspense, que contribui para controlar a luminosidade dos spots embutidos, deixando o quarto mais escuro.
A mesma decoração em tecido preto é encontrada na cúpula negra dos abajures, que também ganham pedrinhas com brilho. O resultado é uma ambientação assustadora divertida, como propõe o filme.
Ao longo da parte superior de duas paredes do quarto há ainda filetes de luzes coloridas que piscam, unindo o clima sombrio presente no filme à alegria e diversão da história. Hora com luz verde, hora vermelha, hora azul, a iluminação dá vida e irreverência ao quarto.
As paredes da suíte de Hotel Transilvânia 2 ganham uma ilustração especial com cenas do filme e dos personagens em situações diversas, que parecem interagir entre si e com quem os olha. Lá estão o Conde Drácula, Mavis, Jonathan, Denis, Vlad, Frankenstein, Wayne, Murray, Griffin, entre outros. A sensação de se estar em um quarto que parece ter “vida própria” é incrível.
Para encantar ainda mais o hóspede, duas elegantes cadeiras antigas de madeira compõem o visual da suíte. Sentar-se em uma delas é algo praticamente impossível nos dias atuais. Na área do quatro onde fica a penteadeira, um biombo iluminado por luzes vermelhas dá um toque de antiguidade e mistério.
Belos candelabros de prata portugueses chamam a atenção por sua suntuosidade e pelos detalhes de filetes produzidos com cola quente que os permeiam, imitando teias de aranha.
Sobre a penteadeira há também um espelho rústico, no formato de uma pequena janela. É como se estivéssemos no próprio Hotel Transilvânia, olhando pela vidraça. Um belo e antigo espelho de corpo inteiro também compõe o visual do quarto, próximo à entrada do banheiro. Imponente, ele reflete alguns dos personagens nas paredes do quarto conforme o ângulo por onde se observa.
Nas portas que levam à varanda, quem literalmente dá as caras é Frankenstein – reproduzido em um grande adesivo – que parece querer adentrar o quarto. É encantador observar como cada estrutura da suíte foi criativamente trabalhada para, juntamente com os móveis e adereços, levarem ao resultado final da decoração.
Por fim, o banheiro da suíte não ficou de fora do contexto. Ele tem seu espelho sobre a pia decorado com a imagem de um dos personagens e o emblema do filme, tornando a hora do banho mais divertida.
Na saída do quatro, mais uma bela ideia. A parte de trás da porta de entrada conta um papel de parede, com todos os personagens reunidos.
Com tanta diversão no quarto temático, o que pode-se logo imaginar é o entusiasmo de uma criança que hospeda-se com seus pais em uma suíte como essa. Porém, ao notar a riqueza de detalhes e o trabalho primoroso desenvolvido, logo percebe-se que, para os adultos, esta também é uma experiência fascinante, principalmente de relembrar os bons tempos da infância. Uma iniciativa que reúne arquitetura, decoração, excelente hotelaria e muita diversão!
Hotel Transilvânia
O famoso Hotel Transilvânia, que dá nome ao filme, é um magnífico resort cinco estrelas do Conde Drácula (Adam Sandler), onde monstros e suas famílias podem aproveitar a vida, livres dos problemas causados pelos humanos.
Mas aqui vai um fato pouco conhecido sobre o Drácula: ele não é apenas o Príncipe das Trevas, ele também é pai. Superprotetor com sua filha adolescente, Mavis (Selena Gomez), Drácula cria contos elaborados sobre ameaças para dissuadir seu espírito aventureiro.
Como um refúgio para Mavis, ele abre o Hotel Transilvânia, onde sua filha e alguns dos mais famosos monstros do mundo – Frankenstein (Kevin James), Murray (Keegan-Michael Key), o Homem Invisível (David Spade), uma família de lobisomens com Wayne Werewolf (Steve Buscemi) e outros – podem relaxar em paz e segurança.
Para Drac, cuidar de todos esses monstros lendários não é um problema – mas seu mundo pode desmoronar quando um sujeito normal, Jonathan (Andy Samberg) vai parar no hotel e se interessa por Mavis.
Na continuação da animação, uma confraternização de família traz o pai de Drac, Vlad (Mel Brooks) à cidade – juntamente com alguns segredos – para visitar o filho distante, que ele não vê há muito tempo. Mas logo ele faz com que a vida de todos fique de cabeça para baixo. E não somente Drac, Mavis e Jonathan sofrerão, mas também os hóspedes do hotel.
Drac está tentando fazer seu neto Denis, filho de Mavis, passar por uma escolinha de monstros para saber se o menino, meio-humano, meio vampiro, será um dia um vampiro. E Vlad ficará furioso ao descobrir que seu bisneto não é um sangue-puro e que humanos agora são bem-vindos ao Hotel Transilvânia!
O Sheraton Rio Hotel & Resort localiza-se à Av Niemeyer, 121 Leblon. www.sheraton-rio.com.br
F: (21) 2274-1122
O Sheraton Barra localiza-se à Av. Lúcio Costa, 3150 – Barra da Tijuca. www.sheraton-barra.com.br
F: (21) 3139-8000
Contato Luis Pedro Scalise: www.luispedroscalise.com.br
Fotos: Em Destaque Na Cidade e divulgação