“Simplesmente Eu, Clarice Lispector” acontece em Campinas

  • 8 de maio de 2013
  • 0
  • 27 Views
Compartilhe:
cl2Acontece nos dias 3, 4, 5, 10, 11 e 12 de maio no Teatro Iguatemi Campinas, o monólogo de Beth Goulart, “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”. 
O espetáculo, premiado, traz personagens da escritora e é baseado em sua obra e sua vida. Visto por mais de 700 mil pessoas, com apresentações em 70 cidades, o espetáculo acontece às sextas e sábados, às 21h e aos domingos, às 19h.
Beth Goulart, que também assina adaptação e direção, ganhou quatro prêmios de melhor atriz com a peça: Shell 2009, APTR, Revista Contigo e Qualidade Brasil. Este último premiou o monólogo também como melhor espetáculo. Foi indicado ainda ao Prêmio Shell 2009 de melhor iluminação (criada por Maneco Quinderé) e melhor produção pelo Prêmio APTR.
O espetáculo mostra a trajetória da escritora Clarice Lispector em direção ao entendimento do amor, de seu universo, suas dúvidas e contradições. Uma autora e seus personagens dialogando sobre a vida e morte, criação, Deus, cotidiano, palavra, silêncio, solidão, entrega, inspiração, aceitação e entendimento.
O texto é extraído de depoimentos, entrevistas, correspondências de Clarice e trechos dos livros: “Perto do Coração Selvagem”, “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” e os contos “Amor” e “Perdoando Deus”.
Sobre a motivação para fazer a peça, Beth afirma: “O que me levou a fazer Clarice Lispector no teatro foi o mistério do espelho, a identificação que sinto por ela, além da vontade de trazer mais luz sobre esta mulher que revolucionou a literatura brasileira, redimensionou a linguagem falando do indizível com a delicadeza da música, usando a escrita como uma revelação, buscando o som do silêncio ou fotografar o perfume”. Para o monólogo, Beth passou dois anos mergulhada em longa pesquisa.
A peça estreou em julho de 2009, em Brasília, e já foi apresentada nos Festivais de Curitiba, Belo Horizonte, Guaramiranga (CE) e Juiz de Fora (MG), além de fazer temporadas no Rio, em São Paulo, Florianopólis, Fortaleza e diversas outras cidades brasileiras.
Um dos maiores objetivos de “Simplesmente eu, Clarice Lispector” é fomentar a leitura. Por isso, após cada apresentação, Beth Goulart realiza o sorteio de dois livros.