Este espetáculo solo, em que ele também atua, marca a sua estreia como autor de teatro.
Em 2009, prestes a completar 30 anos de carreira, aos 54 anos, Gazolla sofreu um princípio de infarto, o que acabou por levá-lo para a dramaturgia. “Vendo reações de amigos, que ficaram mais assustados do que eu, resolvi escrever uma palestra para levantar a autoestima das pessoas que têm medo da idade. Convidei o escritor Saulo Aride para fazermos a tal palestra, mas o que saiu foi um espetáculo de humor focado nos tropeços que dei na vida”, conta Raul Gazolla.
Depois de levar uma vida de boa alimentação, sem comer carne vermelha desde os 17 anos, sem álcool e drogas, com exercícios diários, ser campeão mundial de jiu-jítsu (aos 47 anos), uma das artérias principais do seu coração fechou 60%, passando a 30 batimentos por segundo. Sofreu uma bradicardia. Em tom confessional, ele lembra momentos marcantes da sua vida, de forma leve e descontraída.
Entre as histórias, ele conta como se firmou no meio artístico e como se deu a mudança de seu papel como figurante para o de ator principal. “A proposta é levar ao público minha experiência de vida, desde a infância, quando eu era tímido, o primeiro baile, a primeira decepção amorosa na adolescência, tudo com bom humor, apontando diferenças entre a forma de ver a vida com a cabeça da mulher e com a do homem”, diz. Para ele, a mente masculina é dividida em várias caixas – do amante, do pai, do profissional – “e uma que fica vazia, quando consegue relaxar”, brinca.
As apresentações acontecem até o dia 2 de junho, às sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h.
Foto: Claudia Martini