“Rapunzel” é atração em Campinas

  • 7 de março de 2012
  • 0
  • 28 Views
Compartilhe:

O espetáculo infantil Rapunzel segue em cartaz até 06/04 no Teatro Amil, em Campinas. Produzido pela Cia. Realce, a peça é dirigida por Maithê Alves traz toques de humor a história clássica dos contos escritos pelos Irmãos Grimm e adaptada por Iraci Batista.

O enredo traz a célebre história da menina que é criada por uma bruxa dentro de uma torre. A bela jovem usa seus longos cabelos como corda para entrada da malvada, até o dia em que ela recebe a visita de um príncipe. Este a salva da vida de exílio e a transforma em princesa de seu reino encantado.
A montagem da Cia. Realce traz como toque original a presença de Juvenal, um corvo de estimação da bruxa que acaba se tornando amigo do príncipe e de Rapunzel.
Sobre a peça
Rapunzel é um conto original dos Irmãos Grimm de 1812, que foi adaptado de outro conto – Persinette, escrito por Charlotte-Rose de Caumont de La Force, de 1698. A versão conhecida é muito próxima da original com algumas alterações para adequação aos tempos atuais.

No conto, a garota foi batizada com uma variação do nome da verdura que sua mãe desejava durante a gravidez – em inglês Ramps ou Ranpion, (Alho Poró Bravo), que em português virou Rabanete pela sonoridade– e que seu pai roubava do quintal da bruxa má que como castigo puniu os pais e filha, trancando a menina em uma torre. A história, que tem final feliz em seu original, estimula o otimismo, a perseverança diante dos obstáculos e a busca pela felicidade, mesmo que ela pareça inatingível.
 
Segundo Iraci Batista, idealizadora do espetáculo, a montagem é um dos grandes sucessos da cia., em repertório há alguns anos. “Nós deixamos o texto mais suave e a direção da Maithê trouxe toques bem humorados à trama, como o corvo falante”, explica. “As crianças gostam e participam do espetáculo. Por ser uma história que elas já conhecem, elas torcem e brincam com o elenco o tempo todo”, conta.
 
No elenco de Rapunzel estão Vanessa Macedo, Fernanda Lofiego, Rogerio Oliveira e Rodrigo Ximarelli.
 
 
A montagem pode ser assistida aos sábados e domingos, às 16h.

Foto: Giuliana Cerchiari