Nosso Bar é o campeão da 5ª Edição do Comida di Buteco Campinas

  • 19 de maio de 2014
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Foram divulgados recentemente os vencedores da 5ª Edição do Comida di Buteco. A premiação aconteceu em festa fechada para botecos, convidados e imprensa no último dia 14/05, em Sousas. O primeiro colocado, concorrendo com o petisco Sanduiche de Pastrami e Alichela, é o Nosso Bar. Já o segundo lugar ficou para o Presta Atenção com o petisco X- Miséria. E em terceiro lugar coube a Trouxinha Maluca, do Bar do Bigodi e da Tia Eli.

“Estou muito feliz com o reconhecimento. É o nosso primeiro ano e já fomos campeões. Eu realmente fiquei surpreso e muito feliz com essa vitória!”, comemora Junior, dono do Nosso Bar.

E para 2015, o Comida di Buteco já anunciou novidades para Campinas. No próximo ano, o concurso terá uma semana a mais, igualando-se ao período do concurso em Belo Horizonte, que este ano foi de 11 de abril a 11 de maio e não até 4 de maio, como em Campinas.

 
 

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Alguns números do Comida di Buteco Campinas 2014:

 
 

O Rei do Joelho vendeu mais de 5.000 pastéis ate o final do concurso. O Estação Barão vendeu mais de 2.000 bolinhos. “Quando entrei no Comida, eu já tinha dois anos de bar, e ele não emplacava. Não conseguia lotar o boteco. Depois que entrei no concurso, meu boteco vive cheio… tenho ate fila de espera durante o período de competição. E agora meu sonho é ganhar o concurso”, contou Felipe, proprietário do Estação Barão.

No bar do Seu Jorge, em Sumaré, a compra de insumos para o petisco concorrente ficou em torno de 80kg de costela desossada por semana. Já o Botequim da Estação, em Jaguariúna, a compra chega a cerca de 700kg de picanha suína por semana o que totalizou em quase 2TON ao final do Comida di Buteco. “Não tinhamos o prato no cardápio, e agora esse petisco empatou a venda com o carro chefe da casa, a picanha na chapa”, ressalta Magda, proprietária do Botequim.

 
 

O Comida di Buteco em Campinas:

 
 

Primeiro e maior concurso de cozinha de raiz do país, originalmente de Belo Horizonte, o Comida di Buteco celebrar 15 anos em 2014 e chegou a sua quinta edição em Campinas. De 11 de abril a 4 de maio, 24 botecos espalhados por Campinas, Jaguariúna e Sumaré concorram ao título de melhor petisco.

Além de votar no tira-gosto mais gostoso, público e júri tiveram um mês para avaliar a simpatia e a qualidade do atendimento, a higiene do local e, claro, a temperatura das bebidas servidas. A auditoria dos votos foi feita pelo Instituto Vox Populi. “Diferente do ano passado, Campinas não teve ingredientes obrigatórios. Cada boteco teve total liberdade para criar e apresentar seu melhor petisco”, conta Veridiana Weinlich, coordenadora do Comida di Buteco Campinas.

Campinas foi escolhida em 2010 para ser a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o evento graças à sua “alma botequeira”, já que a cidade tem botecos que funcionam ininterruptamente desde a década de 1940. Isso mostra que os moradores respeitam e cultuam suas raízes, assim como os habitantes dos demais municípios da região, que comprovaram a vocação para o evento visitando os botecos em Campinas nos primeiros dois anos de concurso. Esse movimento turístico foi sentido pelos bares participantes e comprovado pela auditoria de votos da Vox Populi nas quatro edições anteriores do concurso.

 
 

A lista de botecos:

 
 

Alzirão Empório e Bar (ALZIRÃO ESPECIAL AO MOLHO DO CHEFF)
Bar da Vendinha (LANCHE DE CORDEIRO)
Bar do André, o Rei do Mé (FUNDO DE QUINTAL)
Bar do Bigodi e da Tia Eli (TROUXINHA MALUCA)
Bar do Cação (SADAN II)
Bar do Carioca (PHí & O PHó)
Bar do Fernando (CARPACCIO DE LAGARTO)
Bar do Jackson (INHOQUINHO)
Bar do Nicola (BRAZUCA)
Bar Preste Atenção (X-MISERIA)
Boteco do André (RISOLIS DE FRALDINHA)
Botequim da Estação (Jaguariúna) (PORCAO DE PICANHA SUINA)
Botequim da Zepha (PUNHETELA)Buteco Rancho Vô Joaquim (CROQUETE DE CARNE SECA)
Casa Du e Du (DU BOLA)
Cultura de Bar (BOMBADINHO BOVINO)
Estação Barão (BOI A BAFO)
Mostardinha (LINGÜIÇA DE PERNIL AO AVESSO)
Nosso Bar (SANDUICHE DE PASTRAMI E ALICHELA)
O Bar da Árvore – Maple Beer (TROUXINHAS DE ROSBIFE CASEIRO)
Quiosque da Horta (BERINJELA DA HORTA)
Rei do Joelho (PASTEL DE JOELHO COM CATUPIRY)
Seo Jorge (Sumaré) (FILEZINHOS DE COSTELA)
Tapera do Wandeco (SERGIO MALANDRO GLU-GLU-GLU)

 
 

O concurso:

 
 

Criado em 2000, tem a missão de estimular os pequenos estabelecimentos, botecos, à novas criações, cumprindo assim, um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco e desenvolvimento do setor. Concurso pioneiro nesse universo, é um dos maiores responsáveis por legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia do Brasil .

São 15 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas, em várias cidades do Brasil, em volta das mesas dos botecos. Uma trajetória marcada por muita criatividade, envolvimento do público, geração de empregos, e mais de 380 receitas novas a cada edição. Já inscreve um legado à cozinha brasileira e ainda ganha mais força ano a ano, se consolidando como plataforma socioeconômica em cada uma das cidades onde é realizado.

 
 

Números acumulados nos 15 anos de concurso:

 
 

Mais de 2 milhões de votos

Mais de 1.5 milhão de tira-gostos vendidos, apenas no período do evento

Mais de 100 milhões de mídia espontânea

Mais de 15 milhões de pessoas impactadas diretamente pelo concurso

Mais de 1000 botecos impactados

 
 

As cidades
 
 

O Comida di Buteco acontece, simultaneamente, em 16 cidades brasileiras. Com essa dinâmica a idéia é fazer de abril/maio os meses da cozinha de boteco no Brasil.

São elas: SP- São Paulo capital, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém, Manaus, Salvador. Minas Gerais: Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Uberlândia e Juiz de Fora.

 
 

Dinâmica do Concurso

 
 

Essa é a eleição do melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados tem que visitar os botecos e votar no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados alguns quesitos de 1 a 10. O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.

 
 

O perfil dos botecos escolhidos

 
 

O Comida di Buteco escolhe para participar os botecos classificados pela realização do concurso como “espontâneos”:

O espontâneo é aquele boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio; sua história e seu dia a dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família.

O boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca.

Vários botecos que participam são muito tradicionais, tendo de existência, grande parte da própria vida de seus donos. Alguns passaram de pai pra filho, avô para neto. E tem aqueles que são mais recentes, mas com alma de boteco tradicional e espontâneo. Já nasceram com ótima relação com sua vizinhança e seguem fazendo tradição mesmo com menos tempo de existência. São todos estabelecimentos que tem na sua espontaneidade uma marca que os torna únicos e, portanto, especiais. O que vale é que tenha cozinha boa, a cara do dono e alma de boteco.

 
 

Patrocinadores:

 
 

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam no seu valor como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.

Em Campinas, os patrocinadores são Lay’s e Tridentet, a Heineken é a cerveja oficial e Mastercard é o apresentador. Além disso, o Comida di Buteco Campinas conta com o apoio de White Horse, Doritos, São Geraldo, ABRASEL, Philadelphia, EPTV, Vox Populi e Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

De acordo com o Diretor de Marketing de Marca Heineken® e Patrocínios HEINEKEN Brasil, Bernardo Spielmann, a Heineken busca estar presente nos momentos de celebração dos brasileiros. “Bares e botecos são lugares onde os amigos se encontram para se divertir e degustar uma boa cerveja, puro malte e com ingredientes selecionados. Assim, a Heineken não poderia deixar de patrocinar o ‘Comida di Buteco’”, disse. Além disso, o evento traz a oportunidade da marca se relacionar com canais de venda extremamente importante para a Cervejaria. “Nós temos grandes expectativas para o concurso deste ano. Os resultados são sempre positivos nos patrocínios de eventos deste tipo, pois geram mais experimentação da marca e nos aproximam ainda mais dos nossos parceiros”, afirma Spielmann.

 
 

Imagem: Divulgação