Mostra “Minha Casa Meu Jardim” é atração da Expoflora

  • 24 de agosto de 2012
  • 0
  • 38 Views
Compartilhe:
Ambiente “Alma de Jardineiro”

Cerca de 40 paisagistas criaram 20 ambientes na mostra de paisagismo e jardinagem Minha Casa Meu Jardim, uma das atrações da Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais, que acontece de 30 de agosto a 23 de setembro, em Holambra.

A grande tendência do paisagismo na Primavera/Verão é a harmonização de plantas ornamentais com as árvores frutíferas e as hortas urbanas para transformar os jardins em um espaço de convívio social, integrado à casa, estimulando o envolvimento da família na sua manutenção.

Na maior parte dos ambientes, os jardins são multiuso e seguem a proposta da organização de mostrar que os jardins não são espaços apenas de contemplação, mas um lugar vivo que precisa de cuidados e de muita atenção, pois podem contribuir para melhorar a nossa qualidade de vida.

Ambiente Sonho de menina
Nos projetos apresentados, a água continua sendo um elemento presente no paisagismo, principalmente na forma de lago. Num dos ambientes, a ousadia é mostrada em um lago que reúne a água doce e a salgada em um mesmo espelho, graças à tecnologia empregada cada vez mais a serviço do bem estar e do conforto.
Permanecem em alta os jardins de fácil manutenção e baixo custo e o uso de materiais reaproveitados ou reciclados na decoração dos ambientes, dentro da propagada política do ambientalmente correto. No paisagismo, as plantas tropicais que são de fácil cultivo se destacam. Muita atenção para os bulbos,  principalmente da Açucena (Amarílis), que chega com todo o seu colorido para enfeitar de vasos a grandes jardins.

Ambiente Cozinha Jardim
Com o tema Um amor de Jardim, a mostra de paisagismo e jardinagem da Expoflora reuniu arquitetos, paisagistas, biólogos, engenheiros agrônomos, designers florais, artistas plásticos e laguistas de Barueri, Campinas, Holambra, Jaguariúna, Londrina, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Pirassununga, São Paulo, Sorocaba e Vinhedo.
 O objetivo é também apresentar produtos e serviços disponíveis no mercado brasileiro para a boa prática da jardinagem. “A proposta é que o jardim deixe de ser um quadro apenas admirado para tornar-se um ambiente de interação entre as pessoas e a natureza. Quando bem cuidado, o jardim retribui com flores, lindas plantas e saborosos frutos, tornando-se uma área de estar para relaxar, estudar, pintar, ouvir música ou, simplesmente, curtir a natureza”, diz Ana Rita Gimenes. Ela e Ralph Dekker, da Floral Design Brasil, são os organizadores da mostra.
 A 31ª Expoflora acontece das 9h às 19h. Localização: Holambra, SP 340, Rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140. Informações sobre a Expoflora: (19) 3802-1499.

Confira outros ambientes:

Ambiente Varanda Gourmet



Ambiente Sala de estar da família

Ambiente O amor percorre o mundo

Ambiente Made by heart



Ambiente Jardim Qualidade de Vida no Trabalho



Ambiente Jardim das sombreias em festa

Fotos: Humberto de Castro