Mário Moita apresenta-se na Casa de Portugal

  • 21 de novembro de 2012
  • 0
  • 26 Views
Compartilhe:

Representante da música portuguesa pelo mundo, o cantor e pianista Mário Moita se apresenta pela primeira vez em Campinas no próximo dia 24/11, a partir das 20h, na Casa de Portugal, no Cambuí.

O evento inclui jantar típico português – com bacalhau assado na brasa e batata ao murro no cardápio – além de outros pratos e, claro, vinho. “É uma grande oportunidade para assistir ao vivo o talento desse artista que foi eleito o representante da região do Alentejo neste que é o ano de Portugal no Brasil, além de celebrar os costumes de uma das nações que mais contribuíram com a formação da identidade brasileira”, diz o diretor da Casa de Portugal, Pedro Peixoto.
 Mário Moita é um fadista ao piano e começou a vir ao Brasil há cinco anos. Já se apresentou em Maceió, Brasília, Fortaleza, Recife e São Paulo. Segundo ele, o Brasil conhece pouco da cultura portuguesa, sendo o lado folclórico o mais divulgado. Ele explica que fado ao piano é uma tradição de 1870 que foi perdida até mesmo em Portugal e ele faz questão de recuperar essa memória pelo mundo. Seu trabalho também desmistifica o fado como sendo música que retrata apenas a tristeza.
 O show de Mário Moita – “Fado das Descobertas” – é o resultado de um projeto que foi amadurecido durante 20 anos. Tendo se apresentado em mais de 25 países e influenciado pelos locais onde estudou e trabalhou, Mário propõe uma viagem musical pelo mediterrâneo e atlântico com fusões de músicas locais com o fado português.
 Trata-se de um show com ensemble (piano, guitarra portuguesa e violão) que recria as melhores composições de Mário Moita, influenciado pelas suas viagens pelo mundo. “O resultado: nasceu um fado que viajou, que ouviu, que sentiu outras culturas e tal como aconteceu com a nossa gastronomia quando as caravelas trouxeram o açúcar e as especiarias, também a música encontrou outros ingredientes”, diz o cantor e pianista português. 
 Informações: (19) 3252-5752
Foto: Divulgação