“A Bela Adormecida” tem último final de semana em Campinas

  • 21 de novembro de 2012
  • 0
  • 30 Views
Compartilhe:

O Teatro Amil, em Campinas, sedia o último final de semana do espetáculo infantil “A Bela Adormecida”, montagem com texto de Fábio Brandi Torres e direção de Paulo Henrique Jordão. As últimas apresentações acontecem nos dias 24 e 25/11 – sábado e domingo – às 16h.

Inspirada no conto original de Charles Perrault, a peça traz as canções de vários desenhos animados do estúdio Walt Disney. A montagem conta, com muito humor, a história da princesa Aurora, que foi amaldiçoada no dia do seu nascimento por uma fada cruel chamada Carabosse, que não havia sido convidada pelo rei para a festança no castelo. No seu aniversário de 15 anos, Aurora está fadada a espetar o dedo no fuso de uma roca de fiar e cair em sono profundo. Para se livrar da maldição, Aurora terá que receber um beijo de verdadeiro amor.
 A montagem, da produtora Conteúdo Teatral, tem a fantasia de um dos contos mais conhecidos do universo infantil, mas também busca um diálogo com o mundo contemporâneo. Esta proposta se inicia no texto, que apresenta uma princesa com muita personalidade.
Embora tenha sido prejudicada por Carabosse, ela não assume o papel de vítima e é capaz de tomar atitudes para mudar o seu destino. Ela pensa, questiona a própria história e interfere no rumo dos acontecimentos. Isto acontece quando a vilã tenta, mais uma vez, fazer maldade e encontra na princesa uma forte oposição. “A princesa fica com o príncipe porque há afinidade entre os dois, que formam o seu próprio reino. Eles se tornam responsáveis e há um amadurecimento”, comenta o diretor Paulo Henrique Jordão.

O diretor explica que a escolha da atriz Michelle Zampieri para o papel de princesa se deu justamente porque ela tem personalidade forte. “O temperamento dela não é de uma pessoa ingênua. Além de atriz, é também cantora e o estilo dela é rock. A atriz é bonita, mas do jeito dela, não tem a imagem estereotipada e típica de princesas de contos de fada”, diz.
O elenco tem também os atores Ian Soffredini (Príncipe/Trovador), Eliane Rossetto (Fada Lilás), Fausto Franco (Rei/Eremita) e Marta Caetanno (Fada Carabosse).
 A fidelidade à versão mais conhecida do clássico é mantida. A peça mexe com sentimentos como vaidade, inveja e raiva. Também valoriza a amizade e a solidariedade. Tudo isto com muito humor e um toque especial dado pelas músicas de diversos desenhos animados da Disney. O repertório tem “Salve a Princesa Aurora” e “Era uma vez um sonho” (do desenho A Bela Adormecida), “Somente o Necessário” (Mogli – O Menino Lobo), “O que eu quero mais é ser rei” (O Rei Leão) e “Corações Infelizes” (A Pequena Sereia), entre outras músicas.O diretor explica que decidiu fazer esta brincadeira porque as letras das canções tratam de assuntos universais e podem ser relacionadas às situações do conto A Bela Adormecida.

Foto: Alexandre Coronato