Louise Cardoso estreia "Velha é a Mãe!" em Campinas

  • 25 de julho de 2012
  • 0
  • 30 Views
Compartilhe:

Estreia dia 03 de agosto no Teatro Amil, em Campinas, o espetáculo ‘Velha é a Mãe!’, com Louise Cardoso e Eliane Costa no elenco.

 Com interpretações impecáveis, as atrizes encenam texto inédito e premiado escrito por Fábio Porchat, com direção de João Fonseca. A peça comemora um ano e meio de sucesso e a marca de 40 mil espectadores e 180 apresentações em diversas cidades brasileiras.

 O enredo conta a história de uma mulher que acabou de completar 70 anos de idade, um segredo que não revela nem aos mais íntimos. Horas de academia, algumas plásticas, aulas de boxe, natação e aplicações de botox ajudaram a manter sua aparência de uma mulher de 50 anos.
Por não aguentar tanta disposição, o marido a trocou por uma mulher, digamos, mais calma e a deixou à beira de um ataque de nervos. ‘Eu ri muito da primeira vez que li o texto, acho que tenho comédia na veia. Na hora quis montar. Há anos venho procurando uma comédia brasileira contemporânea, um texto inédito e engraçado’, conta Louise.
 Responsável pela volta de Louise Cardoso à comédia depois de oito anos, esta tragicômica personagem é a estrela de ‘Velha é a Mãe’. Eliane Costa divide a cena com Louise e interpreta Alice, filha única do casamento que acaba de terminar. Psicóloga, discreta e solitária, ela sempre foi abafada pela forte personalidade da mãe.
Mesmo assim, elas desenvolveram uma relação de afeto e cumplicidade. Entre revelações, ataques de raiva e lembranças do passado, mãe e filha trocam farpas e carinhos, nos deliciosos diálogos criados por Porchat, passando por momentos descontrolados da mãe, que chega a quebrar cinzeiros – o marido, fumante, foi embora mesmo – e objetos da casa. Encarregada de acalmar os ânimos, Alice faz o contraponto com a espevitada personagem de Louise. 


 O diretor João Fonseca, amigo de Porchat, foi a primeira pessoa a ler a peça e deu alguns conselhos e opiniões sobre seu desenvolvimento. Na época em que ainda procurava um texto, Louise encontrou o diretor e o convidou para dirigir sua próxima produção. O acaso fez com que ‘Velha é a Mãe’ chegasse às mãos da atriz e, quando ela avisou o diretor que montaria a peça, o ciclo de coincidências se fechou. ‘Nós temos uma ligação com mãe também, ela vinha da ‘Mãe Coragem’ e eu ainda estou em cartaz com ‘Minha Mãe é uma Peça’’, brinca Fonseca, se referindo ao último espetáculo protagonizado por Louise e ao bem-sucedido monólogo de Paulo Gustavo dirigido por ele. 



 Todo em tons de vermelho, o cenário de Nello Maresse retrata o desespero da situação vivida pela protagonista.

O espetáculo acontece às sextas e sábados, às 21h e aos domingos, às 19h, até 02/09.

Fotos: Dalton Valério