Livro desmistifica contos de fadas por meio da psicanálise

  • 4 de março de 2022
  • 0
  • 21 Views
Compartilhe:

Você sabe qual o verdadeiro significado dos Contos de Fadas? A psicanálise pode ser aplicada à literatura da mesma forma que é aplicada aos sonhos. Sonhos, mudando de natureza e propósito, os Contos de Fadas costumam ser uma coleção arbitrária de imagens, mais do que uma narrativa clara e linear. Como nos sonhos, o conteúdo dessas imagens é muito mais importante do que as palavras precisas da história.

A obra “Decifra-te! E as pessoas” (Literare Books International) da neuropsicóloga Marilene Lima nos convida a refletir sobre nós mesmos, nossas atitudes e escolhas, pela decifração de diferentes Contos de Fadas. A obra é um chamado para que adentremos em uma jornada interior, por meio do olhar da Psicanálise dos Contos de Fadas, que faz da autoanálise a sua ferramenta mais valiosa.

Nesse sentido, a psicanálise revela que os Contos de Fadas ajudam, por exemplo, crianças resolverem certos problemas existenciais, como ansiedade de separação, conflitos e rivalidades entre irmãos. A violência extrema e as emoções negativas de muitos contos de fadas servem para desviar o que pode estar acontecendo na mente da criança de alguma maneira. Os medos irreais de uma criança muitas vezes exigem esperanças irreais.

 

Divulgação

 

A escritora é psicóloga há mais de 24 anos, psicanalista há 22 anos e estudiosa dos Contos de Fadas há mais de 30. É ela quem nos chama para um passeio por diversas histórias folclóricas e de autoria (pautadas nas primeiras), somadas a aprofundamentos na compreensão psicanalítica dos Contos de Fadas e dos roteiros de vida de seus personagens, bem como de cada um e de todos nós.

Em cada capítulo ou exercício, um passo adiante é dado rumo à leitura de Si e do Outro, ensinando que decifrando a nós mesmos, deciframos pessoas. Um livro que aguça os olhos e ouvidos dos leitores para o passado dos contos, que participam, vivos, do cotidiano roteiro de vida que construímos.