Gastronomia saudável: sabor e saúde

  • 10 de abril de 2015
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Atualmente a busca por hábitos saudáveis já virou tendência. Comer bem, mas sem se descuidar da saúde e da qualidade de vida já faz parte do cotidiano de boa parte das pessoas.

Uma pesquisa feita pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) no ano passado atesta esse comportamento da população. De acordo com o levantamento, 56% dos brasileiros afirmam ter uma alimentação saudável. 70% dizem buscar um prato equilibrado com legumes, verduras, proteína e carboidratos. Entre as mulheres, essa preocupação é maior – 75% delas buscam essa proporção, contra 68% dos homens.

Alinhada a esta tendência, a Campinas Restaurant Week traz como tema em sua 4ª edição na cidade a culinária saudável. Em cada edição é escolhido um tema diferente e dessa vez os chefs terão o desafio de combinar sabor com ingredientes leves e naturais. “É possível ter boa gastronomia alinhada à culinária saudável e saúde, temos certeza de que os chefs conseguiram extrair desses ingredientes naturais um sabor único”, afirma Fernando Reis, realizador da Restaurant Week no Brasil.

 
 

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O festival vai até o dia 19 de abril e são oferecidos menus completos, com entrada, prato principal e sobremesa, ao valor fixo de: R$ 37,90 + R$1,00 de doação para o Instituto Paulo Freire, total de R$ 38,90, no almoço e R$ 49,90 + R$ 1,00 de doação para o Instituto Paulo Freire total de 50,90, no jantar.

 
 

Solidariedade

 
 

A responsabilidade social também faz parte do evento. A Campinas Restaurant Week reúne esforços para ajudar quem precisa. O projeto incentiva os consumidores à doação opcional de R$ 1 (ou mais) para o Instituto Paulo Freire, entidade sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento de programas e ações educacionais, culturais, artísticas e esportivas. A iniciativa é sempre promovida nas cidades por onde o evento passa e tudo o que é arrecadado é doado a uma instituição selecionada pela organização.

 
 

Campinas Restaurant Week em números (Edição de setembro de 2014)

 
 

– 30 mil pessoas participaram do festival;

– 24 mil menus vendidos;

– R$1,3 milhões foi o faturamento;

-R$4.888,76 de doação para entidades sociais;

– R$ 75,00 de ticket médio

– A expectativa é de que essa próxima edição tenha um crescimento de 20%

– A Restaurant Week como um todo é o evento gastronômico que mais fatura do Brasil, cerca de R$ 200 milhões.

 
 

Reservas Online

 
 

Uma das grandes facilidades nesta edição são as reservas online. O evento fechou uma parceria com o Best Table, aplicativo que reúne diversos restaurantes do Brasil e gerencia as reservas online dos estabelecimentos credenciados.

 
 

Sobre a Restaurant Week

 
 

Criada nos anos de 1990 em Nova York, a Restaurant Week chegou ao Brasil em 2007 e até hoje move multidões em torno do festival gastronômico. Presente em mais de 15 cidades brasileiras, o evento já se tornou um dos maiores festivais gastronômicos do mundo.

 
 

Foto: Guillermo Amorim